domingo, 24 de setembro de 2006

PTS e COMIDA ÁRABE

VISTA ESSA CAMISA VEGAN
Fotomontagem by Lua Nua

Pois é, há um ano e meio "estou" vegetariana, mas espero "ser" algum dia. Porque "ser" é muito diferente de "estar".

Estou vegetariana porque nunca vi com muitos bons olhos essa coisa de comer defuntos, apesar de gostar do sabor, mas quem sabe o tempo passa e um dia serei vegetariana?

Mas sabe de uma coisa? Eu estou gostando disso...

Me sinto buscando a paz e a unidade com os seres vivos e equilíbrio físico e mental.

Soja e sabor
Já há algum tempo vem se falando da soja como complemento alimentar, principalmente para mulheres em idade de menopausa, por conter isoflavonas, que têm sido largamente estudados como substitutivos dos hormônios costumeiramente ministrados a mulheres neste período da vida. Mas a soja, que também é ótima fonte de proteína e cálcio, pode fazer parte da alimentação diária, afinal, há uma infinidade de produtos que podem ser incluídos no cardápio fazendo nossa alimentação ganhar não só em qualidade, mas também em sabor. (Texto achado aqui)

Apenas temos que ter um cuidado maior com o PTS (proteína texturizada de soja) pois se não for bem feita fica sem gosto ou com aquele gostinho enjoado da soja.

Minha dica é:
1. Lave bem o PTS em água corrente;
2. Coloque de molho em água (abundante e fervente) em um local que ele possa se expandir, pois ele dobra de tamanho depois de hidratado;
3. Dependendo do tamanho do PTS é o tempo que se deixa de molho hidratando. Para os de tamanho grande de 15 minutos a meia hora, para os pequenos uns 15 minutos é o suficiente;
4. Lavar repetidamente alternando de molho em água fria e espremendo numa peneira. Repita esse processo, pelo menos, umas 4 vezes;
5. Espremer com força. Se você não tiver força suficiente eu sugiro, ou chamar o marido, ou comprar um daqueles amassadores de feijão (eu nunca tentei com o de batatas, se quiser experimentar...). Quanto mais você consegue retirar a água do interior dele, melhor ele absorve o sabor dos temperos;
6. Com PTS grande aprendi com meu filho uma coisa que achei deliciosa: depois de lavá-lo, colocar na panela de pressão com tempero (de alho, sal, pimenta), cebolinha e shoyo por 2 minutos. Isso tira o gosto forte da soja e ele passa a ter sabor quando mastigamos.

Então, agora vou deixar aqui algumas receitinhas legais:

QUIBE FEITO COM PROTEÍNA DE SOJA
O sabor não difere em nada do quibe comum, mas a grande diferença é ser vegetariano. Aconselho a fazer a massa de véspera e por no forno ou fritar só no dia seguinte para hidratar bem o trigo.

Ingredientes:
3 xícaras de (chá) de proteína de soja granulada, hidratada, lavada e bem espremida
2 xícaras de (chá) de trigo para quibe;
2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
4 colheres (sopa) de hortelã picada;
1 colher de cafezinho de Cominho em pó (é o que dá sabor ao quibe);
1 colher (cafezinho) rasa de canela em pó;
Suco de 1 limão;
Cebola, salsa e cebolinha picados bem pequenos;
Sal e alho à gosto;
Azeite à gosto;
1 ovo (opcional).

Modo de Preparo:

No forno - Em um refratário coloque a proteína de soja (PTS), o limão, sal, alho e amasse bastante para que o sabor dos temperos entre na proteína. Depois misture os outros ingredientes. Nivele a superfície amassando com a ajuda de uma colher. Leve ao forno médio 180° C por 20 minutos ou até que a superfície esteja crocante. Regue com azeite e sirva em seguida.


Frito - Faça com as mãos bolinhos como croquetes com as pontas mais afinadas e frite em óleo quente. Coloque-os em toalhas de papel parra tirar o excesso de óleo e arrume-os em um refratário, enfeitando com galhos de hortelã e rodelas de limão.

GOSTO DESSES ACOMPANHAMENTOS PARA O QUIBE DE FORNO: Tabule, Arroz com lentilhas, Homus bi tahine e coalhada.


TABULE
1 xícara (chá) de trigo para quibe hidratado (deve ser posto de molho durante 1 hora antes de fazer o tabule ou uns 15 minutos se a água estiver quente);
Salsinha , folhas de hortelã picadas e galho de hortelã para decorar;
4 tomates sem sementes, 2 pepinos e 1 cebola picados;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
suco de 2 limões;
sal a gosto.

Modo de Preparo:
Em uma travessa, misture todos os ingredientes. Decore com as folhas de hortelã e sirva a seguir.

OBS: O tabule é bem livre, pique o que você gosta. Por exemplo, aqui em casa eu pico bem pequeno o jiló e até hoje ninguém reclamou do gosto, mesmo as pessoas que, por preconceito, nunca comeram jiló.


ARROZ COM LENTILHA (Mudárdara)
2 xícaras de arroz;
2 xícaras de lentilhas;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 cebola grande picada de comprido;
Água;
Sal a gosto;
Pimenta síria (bahar). Se não tiver, 1 pitada de canela, 1 pitada de cominho e pimenta em pó substituem ela.

Modo de Preparo:
1) Ferva água um pouco mais do que a quantidade que usa normalmente para fazer o arroz comum. Mais ou menos 1 copo a mais;
2) Ponha as lentilhas numa panela, com água até um dedo acima do nível das lentilhas e deixe cozinhar em fogo médio;
3) Refogue o arroz;.
4) Quando for por a água do arroz, junte também as lentilhas pré-cozidas;
5) Frite toda a cebola no azeite, em fogo alto, mexendo sempre, até que a cebola fique um pouco escura. Reserve;
6) Vá experimentando um pouquinho da lentilha com o arroz, quando os dois estiverem cozidos, mas ainda durinhos, embrulhe a panela tampada em jornais ou ponha num saco de papel. Deixe descansar por umas 2 horas;
7) Retire a panela do papel, afofe com um garfo grande. Coloque numa travessa larga e baixa. Espalhe por cima a cebola reservada.


HOMUS BI TAHINE
250 g ( 1/2 pacote ) de grão-de bico;
3 colheres de sopa de Tahine ( pasta de gergelim );
Suco de 2 limões médios;
2 dentes de alho socados;
Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe o grão-de -bico de molho de um dia para outro.Cozinhe-o até ficarem macios. Escorra a água, reservando um pouco desta água. Use um multiprocessador e bata os grãos, o limão, o alho, e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê (sem partículas sólidas). Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Passe para o recipiente que vai servir (sirva frio) acrescente salsinha bem picada ou galhinhos de hortelã, regue com azeite, e sirva com pão árabe.

E bom apetite...

8 comentários, falta o seu:

Felipe Asakura disse...

huhauhauahuahuahu. Legal. gostei da camisa... Eu não como defuntos há mais ou menos 7 anos e posso garantir que não sinto falta de comer.

Vou tentar fazer as receitas, elas parecem muito boas
bj.

Anônimo disse...

Eu queria que soja tivesse o sabor da carne... é fogo... eu sei que é possivel, sim, pq ja comi algumas sojas magníficas, mas isso não é difundido, nem muito menos vendido!

Ebooker disse...

Difícil hein... Você sai a noite com sua família, ou namorada etc... Vai comer um lanche, como pedir pra tirar a carne?

Além do mais, eu temo que para quem pratica atividade física intensa, do tipo que exija força muscular, a proteína animal possa fazer falta.

Nos mais... eu sempre penso no defunto que estou comendo... e confesso... não é a coisa mais agradável, do ponto de vista moral.


Grande Abraço !!!!

se melhorar estraga disse...

Olá! Meu filho (Starmaster) me recomendou seu blog, e adorei! Aqui em casa não temos dificuldades em seguir o esquema do Felipe, embora nem mesmo bolos de aniversários sejam feitos com ovos e leites. Como diz meu amado filho: "você não está comendo um ovo, mas sim uma galinha inteira...". Um grande abraço! Conte sempre com minhas visitas.

)O(Lua Nua)O( disse...

Vou responder a todo mundo junto, ok?

starmaster
Quando eu "crescer" quero ser como você! As receitas são boas sim, todas são comida árabe. Eles têm uma coisa que acho legal: a carne é separada dos pratos em geral, ou seja, a salada não leva presunto, o arroz não tem bacon e coisa assim, aí fica fácil trocar a carne do quibe por soja. Se vc tirar o ovo do quibe não faz muita diferença ele sá não fica ligado como um bolo (faço sem ovo para um amigo do meu filho). Um dia ainda descubro algo que ligue sem por ovo.

acid
Tem um jeito do PTS (proteina texturizada de soja) ficar com gosto, não de carne, mas de tempeiro: depois de hidratada amassar bem com os temperos, ela parece uma borrachinha e absorve o sabor. Na verdade não comemos muito PTS aqui em casa, pq ser vegetarianos é gostar de vegetais, e gostamos.

Vlad Lestat
Meu filho vai para lanchonete com a namorada e pede pra tirar a carne, eles tiram na boa, até pq para eles o lanche fica com uma maior margem de lucro.

Não sei como ficaria para um atleta, mas meu filho tá sempre jogando bola e faz sempre alguma coisa ligada a defesa pessoal e não tem problema algum. Deve-se aumentar o consumo de arroz integral e melado.

se melhorar estraga
Oarabéns pelo filho que têm, hoje andei lendo algumas coisas que ele postou. É tão bom quando temos filhos com cabeça boa!

É, meu filho come ovo e toma leite porque eu pedi que ele mantivesse um mínimo de proteína animal, apesar de eu saber que tem famílias inteiras que nunca comeram "difuntos" e são muito saudáveis.

De vez em quando vou tentar por receitas vegetarianas gostosas e testadas no "meu laboratório particular" chamado cozinha :-))

PS: Hoje estive no seu blog, mas por desânimo (culpa do resfriado) e achar que eu não teria nada decente pra falar, eu só li, mas depois eu volto. Esse resfriado que me acordou hoje tá deixando mole, falo que minha cabeça hoje não vale meio pastel chinês. Amanhã volto ao normal., antes de dormir vou tomar umas bolinhas homeopáticas que levantam até defunto.

Beijos e seja bem vinda sempre.

Anônimo disse...

Lua Nua!

Oi"e!


Te conheco do blog SDM...

Meu irmao cacula e vegetariano ha uns dois anos, ele faz ioga tbem. Entao, na casa do meu pai sempre tem uns pratos especiais pra ele, mas todos comemos tbem. Eu adoro soja (nao viro vegetariana pq realmente nao consigo viver sem carne)

Na verdade, apos mais de dois anos sendo ovolactovegetariano, meu irmao voltou a comer peixe. Isso apos ler varias pesquisas que dizem que os peixes nao possuem sistema nervoso central como outros animais, de mdoo que nao sentem dor ao morrer (esse entendimento nao e pacifico, porem, segundo meu maninho, sao muito melhor fundamentadas que aquelas que defendem a tese contraria).

DE qq modo, admiro os vegetarianos. Nao pela questao da saude, pq acho que cada organismo necessita de coisas diversas. Entao acho que pra algumas pessoas a carne faz falta. Mas o vegetarianismo, visto como nao apenas uma dieta mas como um modo de vida, simbolizando a compaixao pelos animais, e realmente louvavel.

Hum... amo strogonoff de soja, maravilhoso. Uma dica legal pra diminuir o gosto forte e deixar a PTS hidratra com uma ou duas colheres de sopa de limao, fica dez.

Beijos, boa semana.


CRis

Anônimo disse...

Sorry pela falat de acentuacao no post, meu teclado ta doido.


Att.


CRis

)O(Lua Nua)O( disse...

Cris

Não enquente com seu teclado, a gente entende.

Imprima e leve para o seu irmão as receitas, acho que ele vai gostar.

Deixe de comer carne 1 dia inteiro e você vai ver que consegue viver sem ela sim. Álcool, cigarro e drogas, viciam, já a carne, é um costume. Então é só nos desacostumarmos.

Eu ainda como peixe, mas não é por ele ter sistema nervoso completo ou não, é pq acho que eu não podia tirar do meu organismo toda a proteína animal de uma vez só (intuição minha), mas acho que eles sentem dor sim.

Meu filho parou de comer carne por pena dos bichos e eu por buscar uma harmonia maior com o reino animal. Acho que é "bruxice" mesmo.

Mas não sou radical em nada que faço e se raramente dá vontade de comer um pedacinho de carne, eu como. Afinal é uma opção minha e nem tô jogando pedra na cruz por causa disso. Costumo conversar com meu corpo e ouvir o que ele pede. Não sou de comer muito doce, mas tem dia que detono um belíssimo suspiro.

Para mim optar pelo vegetarianismo é uma questão de respeito e por isso tb devemos respeitar os carnívoros.

Esse espaço é nosso, volte sempre que tiver vontade.

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...