quarta-feira, 27 de setembro de 2006

COSME E DAMIÃO


Quando eu era menina e ainda morava no Rio de Janeiro a bagunça era maior porque lá muitas pessoas seguiam a tradição de dar doces para a criançada no dia dos Santos.

As crianças saíam com sacolas para pedir doces nas casas, ficavam um bom tempo procurando as casas que davam os melhores doces que vinham naqueles saquinhos coloridos de papel com a imagem dos santos. Tinha doce de abóbora, pirulito de caramelo, maria-mole, doce de leite, cocada, um doce que a gente chamava de coco de rato, pipoca doce, pé de moleque, balas e às vezes pequenos brinquedos. Minha mãe não deixava eu correr atrás de doces, falava que era perigoso, que eu podia ser atropelada, mas sempre tinham carros parados em frente à porta da escola na hora da saída. Normalmente eram as mães dos amiguinhos e eu sempre ganhava algum saquinho. Ganhava também da minha tia-avó que era devota de Cosme e Damião e não falhava um ano sequer. Ela sempre guardava 4 saquinhos: para mim, minhas 2 irmães e 1 para o meu pai que era uma eterna criança e ficava "de bico" se não ganhasse um saquinho da Tia Doca.

Tempo bom aquele, que a gente podia aceitar coisas dos outros na rua. Agora a lei da sobrevivência dita que as crianças não devem aceitar nada, nem falar com estranhos na rua.

Diz a tradição que se você quiser fazer uma promessa a Cosme e Damião, se for atendido, no ano seguinte deve dar a sua idade em doces ou roupas para crianças carentes. Quer testar?

SÃO COSME E SÃO DAMIÃO
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Dizem que foram médicos, mas continuam meninos pela sua pureza.

ORAÇÃO DE COSME E DAMIÃO
São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.
Que a alegria da consciência tranqüila.
Que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.
Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu".
São Cosme e Damião rogai por nós.

7 comentários, falta o seu:

Ebooker disse...

Eu me lembro disso! Só que aqui preferiam comprar doces e me dar a deixar eu comer os que pegava na rua, exatamente pela desconfiança de minha mãe. Sem que contar que quando engoli uma moeda uma vez, ela fez uma promessa pra estes santos, pra não acontecer nada comigo, e pagou a promessa dando doces e balas mesmo sem ser no dia destes santos. Fazer o que né...



Grande Abraço Lua !

)O(Lua Nua)O( disse...

Vlad

Já já sai outro texto que já está escrito. Acho que vc vai "adorar" rsrs

Beijos

H K Merton disse...

Que bela imagem bizantina você colocou no topo de post! Eu tenho uma relação de profundo amor e respeito pelos irmãos católicos, a começar pelos meus pais. Muitos dos seus santos foram exemplos de virtude para o mundo. Outros têm origem obscura, mas "servem" como "ponto" de apoio psicológico para muita gente, como também acontece no hinduísmo e no budismo, com seu panteão de milhares de budas. Por isso respeito profundamente os membros e os representantes de todas as religiões.

Lua, querida irmãzinha, quero te agradecer muito mesmo, por ter me ajudado a desvendar os segredos do HTML. Eu já fiz uma nova mudança lá no visual do Arte das artes. Espero que goste e saiba que isso só foi possível graças a você, que me entregou vara, linha, anzol e isca. Agora eu só tenho que ir à pesca. Te amo e sinta-se abraçada e beijada!

)O(Lua Nua)O( disse...

Que bonito vc falou Merton, obrigada de coração.

Acho que dentro de mim habita uma "professorinha de primeiro grau", adoro quando entrego vara e anzol para quem se propõe a pescar.

Beijos grandes

)O(Lua Nua)O( disse...

Que bonito vc falou Merton, obrigada de coração.

Acho que dentro de mim habita uma "professorinha de primeiro grau", adoro quando entrego vara e anzol para quem se propõe a pescar.

Beijos grandes

Anônimo disse...

*oie!!!! Um excelente *FINAL-DE-SEMANA . * .
* , + .*... + . * . * . + . * . * . + . * . * . *
+ . * . * . + _/\_. * . * .. + . * . * . *
* . * . + . * >,"< . * . pra voc!
+ * . +. + . * . + . * . * . + . * . * . * . * .
* . _/\_ * + . Beijos.. .
. * >,"< + * * + . * . * . * . * . * . *
*. * . * . * . * . * . * . * . * . * . * . * .

>>> Gostei do seu blog. Visita o meu
WWW.comproxenicalczixz.weblogger.com.br

Anônimo disse...

Oiê, Lua Nua!

Lembro vagamente que minha querida avózinha tinha o costume de comemeorar o dia de São Cosme e Damião.
Gostei do post, vou testar.
Mas que dia é? 31 de Outubro?


Bjos


Cris

ps- Morou em RO, onde? Tenho amigos em Porto Velho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...