terça-feira, 26 de setembro de 2006

FAVELA MAIS BELA

A iniciativa é simples. Bastou uma mão de tinta e as casas de uma das maiores favelas de Belo Horizonte ganharam nova aparência. O projeto "Favela Bela" melhorou a auto-estima de mais de 600 moradores do Morro do Papagaio.

No meio de milhares de paredes sem acabamento, as cores começam a se destacar na Favela do Papagaio. As cores mudaram a maneira dos moradores se referirem às suas casas. Uma delas, por exemplo, é a única verde do beco. Diferença que está aumentando a auto-estima num lugar onde quase todas as moradias são muito parecidas.

Pela primeira vez, Dona Alzira Santos Martins mora em uma casa com paredes rebocadas e pintadas. "Eu adoro verde. Verde pra mim é esperança", disse a dona de casa. "A minha casa é a segunda azul. É o orgulho que eu tenho", disse outra moradora.

O empresário Cacá Moreno, de um bairro vizinho, começou o projeto "Favela Bela" sozinho. Hoje já tem colaboradores e esta a procura de mais parceiros "Pra colocar aqui dentro oficinas de pedreiros, oficinas de pintor, porque nos temos aqui 6 mil casas e barracos. Pra rebocar e pintar, nós vamos precisar de 120 mil latas, sozinho e impossível de a gente fazer", disse o publicitário, idealizador do projeto.

Pedreiros e pintores que moram no local contribuem com a mão-de-obra. Fabiano Valentino, o Pelé, já notou que a transformação não é só nas fachadas. "Antigamente ninguém se preocupava em limpar sua porta, recolher o lixo. E com a melhoria as pessoas vêem que isso faz parte da transformação", disse o artista plástico.

E chegou a vez de Dona Ermelinda - sete filhas, 12 netos, todos morando agora na casa rosa de dois cômodos. "É a casa mais bonita que tem no morro é a minha", disse a aposentada.


***************

Para saber mais sobre a Favela do Papagaio, clique aqui em kinderhorizonte.

Vi uma matéria sobre a Favela Bela e consegui o texto acima no site do Jornal Hoje de 25/9/2006.

Achei a iniciativa do Cacá Moreno F E N O M E N AL ! ! !

Ah! Se mais empresários pensassem assim... Acho que, além de estarem ajudando muito suas comunidades, estariam tendo orgulho de si mesmos e do trabalho social desempenhado.

Quem sabe tomando iniciativas assim, não estaríamos cobrando mais participação e honestidade do poder público?

13 comentários, falta o seu:

Ebooker disse...

Parece pouco, mas se cada um fizesse pelo menos um pouco...

Essas são tão sofridas que um pouco de tinta é capaz de trazer felicidade (ainda que parcial) por um bom tempo... como eu disse, se cada um fizesse pelo menos um pouco...

Abração Lua

Armando Andrade disse...

Eu sou mais incisivo, real e não sonhador. Casa é abrigo e não favelão. Esse arrodeado de bairros-favela são a nota triste no país e no mundo. São tributos escondidos e roubados, aos que pagaram por dignidade, um direito universal. Ser toupeira, tornar-se montanhista, ater-se na covardia e dela se tornar prisioneiro, é dar forças que mais e mais hajam discriminações. Ó sonhos de bairros operarários com comércio, indústria e infraestrutura. É pra isso que se paga 70 ou mais tributos nessa Pátria. Não aplaudo, apenas cobro, ante a razão e coerência entre as partes.

H K Merton disse...

Acho um bom começo. Mas, se nos dispusermos a analisar o problema profundamente, fatalmente nos assustaremos ao descobrir o quanto seria simples e barato para o governo acabar com todas as favelas do nosso país. Tipo assim, dez por cento do que foi investido no programa fome zero seria suficiente para urbanizar de verdade...

Até porque, grande parte dos moradores de favela são pedreiros que poderiam eles mesmos ajudar nos trabalhos de reestruturação. Por incrível que pareça o Maluf chegou a fazer algumas coisas nesse sentido...

Mas é aquela história, aqui em nosso país, nossa eterna opção de voto é entre os que "roubam e fazem", e os "honestos" mas incompetentes. Apesar de que ultimamente os honestos andam muuuuuito raros (se é que existem)...

Tem uma outra questão por trás dessa história, essa até mais difícil de resolver, porque é cultural. Esse problema maior é que brasileiro acha "legal" favela. Sacomé? Acha o maior barato! Vai lá, fica tirando foto, que depois vão publicar em revistas chiques... Outros pintam telas sobre o tema, outros compões música. Tudo sobre esse mesmo tema: A vida na favela. Difícil é entender que só quem vive aquela realidade é que não acha a coisa assim tão bacana...

)O(Lua Nua)O( disse...

Eu concordo com os meninos. E acho que paternalismo não leva a nada. Odeio vale-transporte, vale-escola, vale-refeição, vale-leite porque sei que a maioria vira vale-cachaça ou vale-maconha.

Só que se o governo deixou essa ocupação acontecer nos morros e como vai ser muito difícil descer esse povo de lá, o que me chamou a atenção na iniciativa do Cacá Moreno foi o que sublinhei: "Antigamente ninguém se preocupava em limpar sua porta, recolher o lixo. E com a melhoria as pessoas vêem que isso faz parte da transformação". Ou seja, pelo que entendi, o mutirão aumentou a auto-estiva das pessoas da Favela e ISSO FOI MUITO BOM!!!!! Quem sabe um dia eles não aprendem a exigir em vez de aceitar?

Ivo(Armando Andrade - é duro te chamar desse nome, Ivo é tão mais bonitinho....),
Lembra da Vila Kennedy na baixada fluminense? Fiasco total!!!

Beijos nos 3

Anônimo disse...

Se pensarmos bem, é simples! Achei super legal, Lua. Saudades de ti amiga! Um beijo grande!

Anônimo disse...

Cara Lua Nua!

Louvável a atitude do empresário. Cada um tem que fazer um pouquinho mesmo.

O que não dá é jogar tudo na mão do governo, esperando milgares que os políticos nunca farão.

Sempre acreditei que a maior parte dos problemas de nosso país podem ser resolvidos ou ao menos minimizados pleos próprios cidadãos.


Att.


Cris

)O(Lua Nua)O( disse...

São as pessoas que escolhem os políticos do governo.

Se não soubermos dar exemplo do que eles devem fazer e não lembrarmos em quem votamos, como podemos cobrar?

A net nos dá a chance de cobrarmos, então temos que fazer isso!!!!

Legal sua participação

Beijos

Guinevere disse...

Lua Nova,tomei a liberdade de lincar deu espaço, que é ótimo!

)O(Lua Nua)O( disse...

Obrigada Bruxinha Guinevere :-))

O seu também é muito interessante, ontem andei lendo um monte de coisas e vendo figuras lá.

Beijos

H K Merton disse...

Cris, pelo que você falou, acho que talvez eu tenha me expressado mal. Claro que não devemos esperar "milagres" por parte dos políticos e muito menos deixar de fazer a nossa parte. A frase é batida, mas sempre verdadeira: "Se cada um fizer um pouquinho", daquilo que está ao nosso alcance... E olha que tem muita coisa que cada um de nós pode fazer. Basta um pouco de boa vontade pra ir atrás e coragem pra dedicar um pouco do nosso tempo. E a iniciativa deste empresário sem dúvida é louvável. Por isso eu disse que é um bom começo. às vezes uma coisa começa assim, pequena, aí chama a atenção da sociedade e acaba tomando proporções que ninguém imaginaria.

O meu comentário foi a respeito do absurdo que é esse nosso costume de achar que favela é uma coisa normal, e até bonita. Precisamos mudar esse paradigma. Há alguns anos tive acesso a alguns projetos de deputados para urbanização das favelas na região metropolitana aqui em SP, transformando-as em bairros, mesmo. E é surpreendente perceber o quanto isso seria fácil. Quero dizer muito mais fácil do que parece, e a custos até bem modestos, se comparados com outros projetos inúteis que vemos por aí. O principal é vontade política e uma mudança da mentalidade geral da nossa sociedade. E cobrar dos políticos também é fazer a nossa parte.

Anônimo disse...

HK Merton!

Oi, tudo belezinha?

Sempre vejo seus comentários no SDM.

Acho que eu que não me expressei bem. Pq o seu pensamento é exatamente igual ao meu.
Tanto é que resolvi adiar minha volta pra Cuiabá pq voto aqui em Curitiba e achei que seria um crime me omitir nesse momento complexo que o país atravessa.
Mas, de qq modo, continuo acreditando que grande parte dos problemas pode ser resolvido pela iniciativa privada.

E o elogio que fiz à atitude do empresário foi mais pela iniciativa que pelo ação em si. Como vc disse, uma pequena atitude pode ser o início de grandes mudanças.

Favela é uma coisa horrível mesmo. Favela bonita é coisa de ficção ou de gringo que vem pra ver a miséria.
E com certeza melhor que embelezar a favela é destruir a favela e dar ao povo uma moradia digna.


Bjos


Cris

Anônimo disse...

Desejo saber o endereço de onde enviar as doaçoes de tintas.

)O(Lua Nua)O( disse...

Anonymous

Eu não sei onde entregar doações, entre encontato com esse site que deve achar algo, ok?

http://www.kinderhorizonte.org/br/spendenkonten.shtml

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...