Texto de Lucia Helena dos Santos
O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos que é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas, verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados.
Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro:
* tem mais vitamina C que a laranja e o limão;
* contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo;
* é diurético, emoliente, laxante e refrescante;
* cura prisão de ventre crônica;
* comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago;
* é eficaz contra a diabete, asma e icterícia;
* bom depurativo do sangue;
* não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento;
* é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto - digere 200g de proteína).
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a cútis áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois - além disso - serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros..Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
Então... O que você está esperando para plantar e colher os seus?
*******************************
Acredito que o homem ainda não conhece a maior parte do poder curativo do mundo vegetal. Por isso destrói as florestas sem se dar conta que está destruindo a cura para suas doenças.
O mamão está sendo estudado em Londres na cicatrização de úlceras e feridas. O tratamento é simples: Lava-se bem o ferimento infeccionado e em seguida aplicam-se fatias de mamão sobre o mesmo, cobrindo com gaze. A cada 48 horas o processo deve ser repetido até que a ferida comece a cicatrizar, o que em geral acontece dentro de três a seis dias.
Eu conhecia, e já usei muito nos meus filhos para acelerar o processo de cicatrização, a casca da banana. Aplica-se a face interna da casca da banana em cima do machucado, amarra com gaze, ou um pano limpo. Ela é trocada 3 vezes por dia durante 2 dias. Da próxima vez vou testar com o mamão.
Se quiser dar uma lida nessa matéria: Sol em Libra: o equinócio da primavera
9 comentários, falta o seu:
Isso me fez lembrar de alguns dias atrás, quando me chamaram de cara de mamão.
Concordo com você no que diz respeito ao homem não conhecer todo poder de cura que os vegetais tem. E acho que nem vai avançar muito neste aspecto. A natureza humana é destrutiva. Ao menos a natureza moderna.
Abraços !!!! Bom FDS !!!
Vlad,
Depois do que você leu aqui, posso deduzir que ser chamado de "cara de mamão" é um elogio e tanto!! rsrs
Olha que vivo estudando sobre comida e não sabia de tudo isso sobre o mamão. Adorei saber.
Bom fds procê tb
Beijos
Lua, eu sou um apaixonado
por plantas, tenho uma pequena horta em casa, onde planto pimenta (várias espécies), alecrim e hortelã, que uso para chás e sucos. Também tenho várias espécies de flores, mas tudo em vasos, porque o quintal é todo cimentado, e eu ando sem paciência para quebrar tudo e fazer um lindo jardim. Em todo caso, agora me animei a abrir pelo menos um quadrilátero num canto, para plantar um pé de mamão.
2 off topics rápidos:
1 - Convidei um amigo para te visitar aqui, ele é um cara legal e acho que vai enriquecer o espaço. O endereço dele é:
http://estcor.blogspot.com/
O nome é Felipe.
2 - Gostaria que você me desse uma pequena dica sobre html. É que eu não sei como façoi para colocar uma imagem no título do blog, igual você fez. Será que você poderia me ensinar? Abraço.
Merton
Vamos por partes como o Frec Gruger....
1. Detone a porra do cimento!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Plante, plante, pante!!!!!! Coisas que vc possa comer, mamão, salsa, cebolinha, giló (adoro giló), hortelã (tb adoro);
2. Amigo seu é bem vindo! Só não prometo coerência, pois posso falar, tanto de TPM, quanto de Deus (o meu deus). Obs: nada aqui é off topic... tudo é on topc pq o tópico é o que menos importa, se eu falar de mamão e os leitores de tijolos para fazer a casa, tá no topc;
3 A imagem em html é minha cara lá em cima do blog? Ih!!!! Sei fazer, mas não sei explicar como faço. Como nunca fiz curso de micro, ou html... aprendi sozinha, eu sei como fazer, mas não como ensinar.
Você tem meu e-mail? Salve seu template no bloco de notas e me mande a figura que vc quer em JPG, e como vc quer (direita, esquerda, centro) e eu arrumo pra vc. Na figura que tenho, eu salvei ela aqui no blogspot mesmo, salvei como rascunho e peguei o caminho dela, joguei na template. Entendeu? Nem eu!
Manda que eu faço e vc vê se entende.
rsrsr
Beijos
adorei o seu blog... Quando tiver tempo vou lê-lo inteiro... ah, estarei te linkando no meu.
Muito interessante essa postagem sobre o mamão. Eu realmente não sabia nem da metade disso. acho que vou plantar aqui em casa...
Eu também quero plantar (rssssssssssssssssssssss)Oba agora somos cinco, precisamos achar mais um bicho(rsssssss)ah eu quero ser a gata, afinal de contas eu amooooooo muito gatos, tenho dois, melhor 3 com meu esposo(rssssssss). Vou agora para a feira, adinha comprar o quê???? Abraços Fraternos e muitos beijos ^_^
Adinha não adivinha
Cris Lisboa
Tomara que um dia sejamos uma muldidão tão grande de pessoas legais aqui, que não exista bichinos para todos.
E aí? Comeu um mamão com sabor diferente hoje? É legal quando a gente come algo e sabe para que ele serve.
Adoro pesquisar vegetais em geral e aqui em casa a gente come até giló que é muito bom para o estômago, fígado e afins.
Beijos
Comi mamão e com sabor diferente; agora comer giló não dá, eu já tentei mas achei um pouco ruim. Minha mãe sempre fez vegetais, então fui criada comendo mais vegetais que carne, ela e meu pai adoram giló. Eu não como carne de vaca e nem de porco, pretendo no futuro não comer mais defuntos, eu sinto que meu organismo não precisa de carnes. Eu não sei fazer nada com soja, vou testar a sua receita, depois lhe conto como ficou. Abraços Fraternos
Postar um comentário