quarta-feira, 2 de junho de 2004

TRÂNSITO DE VÊNUS

Recebi por e-mail do Leo do aprendiz de poeta e por falar nisso é um excelente blog.


SÓ PARA QUEM MADRUGA

Haverá um fenômeno astronômico raro no céu, o Trânsito de Vênus.
No dia 8 de junho, terça, quando o Sol estiver nascendo (6h27') poderemos ver, protegendo devidamente os olhos com uma radiografia, o planeta Vênus cruzando o Sol. Será como uma pequena bola preta desfilando na frente do disco solar.

O fenômeno será bem mais apreciado por aqueles que estiverem no Heminsfério Leste, como por exemplo na Europa, pois começará de madrugada (2h17' - horário de Brasília) e durará até às 8h32', de forma que para nós aqui no Brasil só assistiremos as 2 últimas horas.

Enfim, terça que vem não será dia de fazer hora na cama para quem quiser ver algo que ninguém vivo já viu, pois a última vez que isso ocorreu foi em 1882, há 122 anos atrás, entretanto quem perder dessa vez terá oportunidade de apreciar o mesmo espetáculo celeste em 2012.

Mas não se esqueçam:
ATENÇÃO!!!

Não olhe diretamente ou através de qualquer tipo de instrumento ótico (mesmo máquinas fotográficas) para o Sol!!! Olhar diretamente para o Sol pode causar danos irreversíveis à sua visão. Olhar para o Sol através de binóculos, telescópios ou máquinas fotográficas com lentes de aumento pode causar cegueira INSTANTANEAMENTE.


Interessante para os madrugadores de plantão. Eu juro que quero ver, difícil é achar o céu limpo nessa época por aqui... Mais informaçoes entrem no site TRÂNSITO DE VÊNUS

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...