quinta-feira, 31 de agosto de 2006

A LÂMPADA


Qual a única diferença entre as 2 imagens do gif?



A LÂMPADA

Uma vez fui com minha filha na casa dos meus pais e chegando lá minha mãe contou para minha filha que o Kiko, um poodle que eles tinham, havia morrido e ido para o céu.

Mais tarde saímos para passear, minha mãe mostrou para minha filha o sítio da veterinária e falou que era lá que o Kiko estava enterrado.

Chegando em casa, minha filha, que na época tinha uns 5 anos, me perguntou:
- Mãe, como pode isso? A vó falou que o Kiko está no céu e depois me falou que ele está enterrado no sítio da veterinária. Afinal de contas, ele está no céu ou embaixo da terra?

Pensei um pouco, olhei em volta e vi um abajur apagado. Pedi para ela chegar mais perto e acendi a lâmpada.
- Você está vendo a diferença, filha?
- Tô. Uma hora você acende a lâmpada e depois apaga.
- Certo! E a lâmpada é a mesma, né?
- É.
- E o que as duas têm de diferentes?
- A energia, mãe. A acesa tem energia que vem do fio.
- Certo! Essa é, mais ou menos, a mesma diferença que existe entre uma pessoa estar viva ou morta. Algum tipo de energia que temos quando estamos vivos e nos faz andar, falar, rir, comer, se desprende do nosso corpo quando morremos e como não sabemos certinho para onde ela vai, dizemos que foi para o céu. A vó não se enganou quando disse que o Kiko estava na terra e no céu ao mesmo tempo, porque o corpo dele foi enterrado na terra e a alma dele, a energia, foi para o céu.

Que existe corpo e alma até os mais céticos acreditam. As diferenças começam quando começamos a pensar na alma quando não mais habita o corpo.

Para onde ela vai (ou volta)?
Onde fica a inteligência, morta com o corpo, ou viva com essa alma?
Quem, ou o quê, ligou essa alma a um corpo?
Porquê?
E quem, ou o que, a desliga?
De onde vem a alma?
Para onde vai?
Ela tem vida própria?
Se locomove sozinha, como fazemos?
Ou se junta à tantas outras almas e vira uma só energia?
De onde viemos?
Para onde vamos?
Porquê?

"Às vezes quero crer mas não consigo
É tudo uma total insensatez
Aí pergunto a Deus: escute, amigo
se foi pra desfazer, por que é que fez?
"
(Cotidiano n°2 - Vinicius de Moraes)

8 comentários, falta o seu:

H K Merton disse...

Excelente post.

Lua, eu procurei tanto, tanto, mas tanto, e de tantas maneiras (todas que pude), pelas respostas à essas perguntas que você faz, que depois de inúmeras "cabeçadas" e "pistas falsas", acabei chegando a uma só conclusão:

Nós simplesmente não temos que saber estas coisas. Exemplo: Desde que eu me conheço por gente (já faz um tempinho...) ouço dizer que os planos espirituais estão avançando, no sentido de conseguir encontrar algum tipo de tecnologia que permita o contato com o nosso mundo, independente de médiuns, que muito breve as barreiras entre os planos dos "vivos e dos mortos" estão prestes a serem vencidas, etc, etc, etc... E esse dia nunca chega.

Todas as "provas" que eu obtive até hoje, da continuidade da consciência ou alma após a morte do corpo físico, dependem da fé de cada um.

Acho que, por algum motivo, nós simplesmente temos que viver aqui, neste plano, às cegas, sem saber exatamente o que vem depois. Por algum motivo, temos que depender da fé. Talvez faça parte do aprendizado, não saber, apenas poder optar, entre crer ou não. E posso dizer que, pra um cara como eu, isso é muito difícil.

Beijo.

)O(Lua Nua)O( disse...

Já me perguntei tanto, e tanto, isso que cansei.

Hoje não preciso mais saber de onde vim e para onde vou, apesar de ainda pensar no porquê de tudo isso.

Acho que te e me respondi lá no Outras Letras quando falei que

"Temos momento na vida que damos o pior de nós mesmos, mas como tudo passa, isso também. No dia que vemos que só nós mesmos nos alimentamos do amargor da nossa alma, passamos a dividir a parte mais doce."

Ainda dou porrada sim! Pego um ferro com vontade de sentar na cabeça de um moleque mal criado - já que os pais não o ensinaram a ser educado - mas isso é menos de 5 por cento de mim, os outros 95 por cento procuro ser o que meu marido chama de "Irmã Paula" ou "Madre Tereza de Calcutá". E mesmo assim ainda me acho cheíssima de defeitos. Acho que não sou boa, o mundo é que tá cada vez pior.

Tem dias, como hoje, que me sinto cansada espiritualmente... Extremamente cansada.

Beijos

Ebooker disse...

Bom Lua, eu como sou um ser que puxa pelo lado que existe de fato, em virtude de não ter fé, no que diz respeito ao sobrenatural, creio que viemos de evolucionismo e depois nos transformamos em alimento de organismo decompositores. Mas... isso não vem ao caso.

Gostei muito, e achei resultado de muita inteligência a sua explicação usando o exemplo da lâmpada e da energia. De fato... foi notável e fico orgulhoso em ter contato com pessoas como você, com tamanha clareza de raciocínio.

Mas, não posso negar que o me causou um sorriso (sim, sorriso) foi a pergunta da sua filha, na época com 5 anos:

"- Mãe, como pode isso? A vó falou que o Kiko está no céu e depois me falou que ele está enterrado no sítio da veterinária. Afinal de contas, ele está no céu ou embaixo da terra?"

Demais isso. Uma criança de 5 anos, questionando uma explicação. Uma criança de 5 anos se dando ao trabalho de pensar. Realmente, me fez bem ler isso!!! Acho que quando tiver um filho, caso venha a ter, e me deparar com tal situação, caso venha a ocorrer (tomara que sim) vou ficar alguns segundos com cara de idiota antes da resposta, mas imensamente feliz e orgulhoso.



Abraços !!!

)O(Lua Nua)O( disse...

Menino, você nem sabe o que aquela danadinha já me perguntou... Se não sou de circo eu já tinha caído do trapézio! (kkkkk)

Sempre procurei responder a verdade, mesmo no dia que ela falou que já sabia como os bebês nasciam, mas ainda não sabia como eles entravam na barrida da mãe. Detalhe: ela tinha uns 3 anos e foi dentro do elevador do prédio que eu morava, e tinha uns 3 vizinhos dentro. Uma das minhas vizinhas riu, os outros 2 olharam pra minha cara (de besta). Só falei: lá no carro a mamãe te fala tá?

Beijos

H K Merton disse...

Lua, parce que estávamos os dois um pouco desanimados nesse Caminho que escolhemos...

Mas nada acontece por acaso, apenas alguns minutos depois de ter postado esse comentário, olha com que dei de cara, quando visitava justamente um site de ceticismo, chamado "Falhas do Espiritismo":

http://www.terra.com.br/istoe/1918/comportamento/1918_falando_alem.htm

Essa notícia saiu na revista "Istoé", há algumas semanas, e eu nem sabia! Queríamos uma prova? Pois aí está! O primeiro caso de comunicação com os mortos comprovado por laboratórios internacionais! Essa notícia realmente abalou os meios céticos, e acaba se tornando um divisor de águas na história das pesquisas dos fenômenos espirituais!

É por essas e (muitas) outras, que eu sou um homem de fé. DEUS não nos deixa desanimar.

)O(Lua Nua)O( disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá...
Vim visitar seu blog pela primeira vez (cheguei aqui pelo Saindodamatrix).

Muito bom esse texto. Já pensei tanto nessa resposta simples que vc deu, sem nunca chegar a ela. Sinceramente, é uma das melhores explicações que já vi. Tudo que uma criança pode entender deve ser analisado pelos adultos.

Agora tô sem tempo, depois vou dar uma voltinha no seu blog, ok?

Ótimo fim de semana pra vc!

Att.

Cris

)O(Lua Nua)O( disse...

Que delícia Cris! Que bom que você veio. E mais do que vir, comentou.

Sabe de uma coisa? A vida é simples, mas nós complicamos tudo.

A primeira vez que minha filha perguntou como nasciam os bebês eu estava com uma Pais e Filhos na mão. Abri na matéria e mostrei pra ela um parto normal e uma cesárea (ela tinha uns 3 anos). Cinco anos depois nasceu o irmão dela e fiz questão de prepará-la para assistir ao parto. Hoje ele tem o dobro do tamanho dela, mas é 8 anos mais jovem, quando se desentendem ela olha para cima e dá de dedo nele, empina o nariz e fala: me respeita que te vi nascer, fui a primeira (depois da equipe médica) a te segurar. E ele respeita (mas antes sempre ri daquela baixinha folgada).

Volte sim, volte sempre. Só não te convido para ler meu blog inteiro pq ele é muito longo.

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...