sexta-feira, 11 de agosto de 2006

E ONDE ESTÃO AS FLORES?

"Podem arrancar uma flor, muitas flores, mas não deterão a chegada da primavera."



Podemos ainda acreditar que o ser (des)humano vai recuar? Além de parar de sujar as águas, começar a limpá-las? Se retratar com seus semelhantes, começar a respeitar os bichos? Parar de torturá-los antes de comê-los por isso dar lucro comercialmente?

Podemos crer que o homem vai parar de usar produtos que intoxicam nosso ar e que vai por filtros caros em suas indústrias sem que uma lei o obrigue a isso? Vai passar a ter consciência de que em cada árvore arrancada estará fazendo um mal irreversível ao ecossistema e, principalmente, às gerações futuras? Podemos achar que um dia o homem vai perceber que os seres vivos têm muito mais importância do que consumir indiscriminadamente?

Há anos o homem caminha para o suicídio e o assassinato do planeta.

Estamos envelhecendo, mas não amadurecemos, nem adquirimos uma forma de pensar mais coletiva; nem ao menos conseguimos passar isso para os nossos próprios filhos! E tínhamos a responsabilidade de cuidar deste planeta, afinal, não seremos os últimos moradores dele, ou achamos que seremos?

Acredito que é isso mesmo que esta tresloucada geração está pensando: que será a última geração a habitar este pobre planetinha.

Hoje é o Líbano, ontem foi o Irã, o Iraque, o Vietnã, Hiroxima ou qualquer lugar onde o homem possa vender suas armas caras, onde possa comprar barato a morte de tantos inocentes.

Penso nas crianças que nasceram e morreram em países como os da Terra Santa e que nunca souberam o que é paz. De um dia para outro ficam órfãos, ou seus primos desapareceram sobre os escombros de uma bomba qualquer. E ainda chamam essa terra de santa! Santa? Ou amaldiçoada? Os judeus não são os donos do mau, nem os libaneses. Então quem será?

A coisa que mais me intriga é que os "donos do mundo" nunca fazem guerra dentro da sua casa, apenas na casa dos outros. Não querem desarrumá-la, sujá-la ou destruí-la. Em contrapartida eles recebem da Mãe Natureza: terremotos, furacões, frio intenso, calor abrasador e todo um sortilégio de reações naturais. A Mãe Natureza sabe o que faz.

E o que tem a ver as flores e a primavera com tudo o que falei?

Acho que se arrancarmos todas as flores, tivermos o cuidado de destruir também todas as raízes, sufocarmos o pólen, acabarmos com a água limpa e exterminarmos as abelhas, morcegos e todos os bichinhos que fazem o trabalho de polinização... A Primavera não mais existirá.


Melanie

6 comentários, falta o seu:

Ebooker disse...

Sinceramente.... acho impossível mudar isso. Creio que com a "evolução" da espécie, a natureza humana mudou muito e pra muito pior. "Assassinado entregador de jornais na rua de cima" Isto te choca? (falando de uma modo geral) Não! Pelo menos não pelo lado humano, só leva a concluir que a violência se aproxima cada vez mais da sua casa. Boa parte das notícias ruins que recebemos nem nos causa impacto mais. Parece que a espécie humana consegue produzir um anestésico natural para os sentimentos. Aliás... me veio em mente um filme que fala sobre isso. "Equilibrium". É uma ficção científica, muito boa por sinal, caso não tenha visto, vale a pena. Pelo menos eu gostei.


Abraços!!!

H K Merton disse...

E aí, tudo bem?
Quero sua autorização para publicar o seu post "Sexo Frágil", no meu "Outras Letras". Foi por causa desse post que eu me tornei frequentador aqui, achei o máximo. Responda aqui ou lá. Abraço.......

)O(Lua Nua)O( disse...

Vlad,

Não vi o filme, mas agora tô coçando pra ver.

Ando assim mesmo, down, mas já já posto algo que fala de esperança.

Aguarde

beijos

PS: Concordo que "assassinar o carteiro na rua de cima" não mais me choca. Não por eu ter tomado uma bela dose de anestesia, mas pq,sinceramente,não acredito em (pelo menos) uns 70 por cento dos humanos.

)O(Lua Nua)O( disse...

HK,

Sexo Frágil, ou outro qualquer que te chamem a atenção, estão previamente autorizados (se é que precisamos disso, pois às vezes posto coisas sem pedido, ou autorização, apenas linkando o nome e site do autor).

Só tem uma coisa, meu amigo: é um texto escrito por mulher, falando de mulher, mas vai te segurando em seguranças, pois as mulheres vão te execrar (principalmente se não lerem que é um texto escrito por mulher e acharem que é seu). Sempre falo que nunca casaria com uma mulher pq sei que a cabeça delas é louca!!! Não aceitam críticas!!!

E neste texto eu boto o dedo na chaga aberta entre ser mãe e ser profissional.

Autorização dada e boa sorte.

Beijos grandes

.: Laura Helena :. disse...

Eu não deveria falar. Não acrescentaria nada ao teu texto perfeito. Mas falo sim na Melanie Mulher que conheci e aprendo a reconhecer a cada dia mais irmã .. mesmo que distante fisicamente.
O sabor forte da Matriz-terra ainda rebrota.. mesmo que arranquem suas aparentes raízes.A esperança, embora as banalizações do que é violento existe.Quero crer nas floradas. Quero crer no amanhã. Bjo imenso na palma da mão. Com carinho, admiração e respeito.

)O(Lua Nua)O( disse...

Essa é minha irmã Bugra!!!

Falo em perder a Primavera e você me trás esperanças e floradas...

Beijos grandes e flores mas palmas dessas mãos que já beijei com respeito e admiração.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...