terça-feira, 5 de dezembro de 2006

MEIO SÉCULO


UM PEDAÇO DE MIM - MEU PRIMEIRO PEDAÇO

Exatamente hoje faz cinqüenta anos que aportou no planeta Terra, vinda de não sei onde, a pessoa mais importante para mim, eu mesma.

Hoje tenho um motivo especial para contar um pedaço da minha vida, meu primeiro e melhor pedaço. E juro que foi tudo culpa da minha mãe, não minha!

Tudo começou quando ela acreditou no médico na hora que ele falou que eu só sairia fazendo uma cesárea, e como morria de medo de cirurgia, limpou a casa, foi à feira e eu lá dentro chacoalhando. Eu queria sair e ela agarrada nas panelas fazendo o almoço. Quando eu já tava quase saindo pela boca (dela claro!), ela chamou meu pai e foram pra maternidade.

Resultado: nasci na fila do elevador.

Você já viu que coisa mais ridícula, do que nascer na fila do elevador?

O que se pode esperar de alguém que nasce na fila do elevador de um hospital público? Em um dos locais mais cariocas do Estado da Guanabara, ou seja, Avenida Brasil.

Fazer o quê? Foi assim que começou a probabilidade de dar tudo errado comigo, mas com jeitinho a gente tenta fazer tudo mais errado ainda pra ver se dá certo.

Só não deu muito certo com a minha mãe.

Quando chegou em casa é que a pobrezinha descobriu a bomba que tinha trazido da maternidade. Eu trocava o dia pela noite!

Como ela mesma me contou:
- Davam seis horas da manhã e não havia santo que fizesse você ficar acordada; eu te sacudia, botava no banho, dava o peito, mamadeira, chuca, água, laranjada e nada.

Só faltava me jogar na parede como o faziam com o Baby da Silva Sauro. Ah! Mas quando davam seis horas da tarde... Que alegria familiar! A Baby Lua da Silva Nua Sauro acordava.

- E você ainda abria os olhos e fazia um barulhinho assim: , como se dissesse: cheguei! Contava minha mãe, que tinha casa, comida, roupa dos cinco integrantes da família, sendo que tinha duas filhas mais velhas que eu para cuidar. Meu pai na época era vendedor de uma firma de louças e vidros em geral, andava o dia todo atrás dos fregueses num Rio 40 graus. Chegava morto de cansado, de fome, de calor, irritado e... sua filhotinha mais nova ali, novinha em folha, esperando o papai para brincarmos a noite inteirinha. Que felicidade!

Minha mãe me contava que fazia todas as simpatias que ensinavam a ela. Colocava tesoura aberta debaixo do meu colchão, galho de arruda, dentes de alho ou macela, vestia minha roupa de baixo pelo lado do avesso, às vezes me botava para dormir virada para os pés da cama, manjericão no travesseiro pelo lado de dentro da fronha, pitada de açúcar na água do banho, sache de cascas frescas de maçã presa no berço. Rezava até para Santa Clara, que é a santa das coisas impossíveis. E nada... Diz ela que foram seis meses trabalhando de dia e sem dormir à noite. Até hoje não sou boa nessa coisa de dormir cedo, tenho a idéia de que meu (con)fuso horário está lá no Japão.

Mas também, quem mandou me deixar nascer na fila do elevador?

Melanie
5/12/2006

OBS: Clique na foto, vale a pena ler.
Ganhei isso da minha mãe quando minha avó morreu. Minha vó escrevia diários (naquela época não existia blogs) em cadernos e mais cadernos. Quando ela morreu minha mãe os leu todos e os queimou, mas me deu esse pedaço do diário da minha vó. Acho que isso prova o que falei, que para minha mãe estava prevista uma cirurgia, ou "operar" como falou Dona Nair.

11 comentários, falta o seu:

Anônimo disse...

Cara Lua!!

Parabéns, comadre!!!

Deve ser por causa de todas essas mandingas que sua mãe fazia que vc virou uma BRUXA!:):):)
Que seu caldeirão continue fervendo de coisas boas...

Essa oração celta vc conhece:

"Que a estrada se abra à sua frente,
que o vento sopre levemente às sua costas,
que o sol brilhe morno e suave em sua face,
que a chuva caia de mansinho em seus campos...
e até que nos encontremos de novo,
que Deus lhe guarde na palma de suas mãos".

Bjão!

Ebooker disse...

Nascer na fila do elevador foi ótimo hien? No mínimo original. Acho que nunca vou conhecer outra que tenha conseguido a mesma proeza. Eu sempre achei interessante esse negócio de diário, mas logicamente nunca escrevi um. Dá muito trabalho. Mas como naquele tempo não havia internet... só não entendi o porquê da sua mãe o ter queimado. Foi para "preservar" a privacidade da sua vó?

Abração Lua

)O(Lua Nua)O( disse...

Cris
Obrigada pelos parabéns e pela oração ela é linda!!!

Vlad
Lembro que minha vó escrevia tudo naqueles cadernos, tanto sentimentos, quanto fatos (tipo aniversários, casamentos, cirurgias).

Acho que queimar os cadernos foi besteira da minha mãe, mas fazer o quê né? Talvez minha vó tenha descrito também seus últimos dias de vida, que foram muito cruéis. Ela morreu de câncer e lembro que no final tinha metástase na coluna e ela não andava direito.

Beijos nos 2

se melhorar estraga disse...

Acho que personalidade forte somente encontramos em pessoas especias. Vc a possui desde cedo, pelo que vemos aí...rsrsrs.
Muito original nascer na fila do elevador... Vc então além de especial é original...
Coloco aqui um textinho que o Tiago me mandou no meu aniversário que achei lindo e acredito que vc irá gostar:
"No dia em que vc nasceu,os Anjos tristes por sua partida entoaram hinos harmoniosos e angelicais, era uma despedida entre irmãos.
Anjos de asas transparentes, Anjos sorridentes, que juntos brincavam no céu.
A separação doía, não queriam ficar longe de vc, Anjo travesso e feliz!
Foi então que tiveram uma idéia; A cada ano de sua vida terrestre, um desceria e ficaria ao seu lado, assim a cada ano um deles lhe faria companhia, aproveitando para matar a saudade.
A idéia foi aceita e festejada, por todos, depois daquele dia vc nunca ficou só. A cada novo aniversário, um Anjo desce e fica a seu lado.
Sua proteção sempre foi muito grande,porque nada é mais forte que a pureza dos Anjos e o Amor dos Amigos.
Hoje é seu aniversário...
Dia da troca da guarda e eu gostaria muito de ser um deles, para ficar ao seu lado, espalhando LUZ e AMOR a seu redor. Como não posso envio-lhe o meu Abraço, o meu carinho e a minha prece para que seu "Anjo da Guarda" seja tão iluminado quanto vc."
Parabéns que DEUS lhe acompanhe hoje e sempre!

)O(Lua Nua)O( disse...

Que linda Sil

Ganhar de um filho/anjo esse texto de aniversário é para chorar até he he he

Coisa engraçada, você lendo meu blog e eu o seu...

Beijos

H K Merton disse...

Que lindo, Lua!

Que emocionante essa folha onde sua avó relata o dia do seu nascimento!

"Exatamente hoje faz cinqüenta anos que aportou no planeta Terra, vinda de não sei onde, a pessoa mais importante para mim, eu mesma."

Isso foi maravilhoso, porque é a pura realidade. Todos deveríamos perder mais tempo lembrando disso, afinal, como nos dar bem com os outros, se não nos dermos importância? O equilíbrio entra a humildade e a auto estima é que é legal!

Desculpe se não tenho vindo aqui com mais frequência, continuo sem computador (snif!)...

Mas, já que eu vim no dia mais importante, então aproveito para um

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!!11

Te amo.

Anônimo disse...

Imagine quantos corações aflitos se encheram de alegria naquela fila de elevador. Uma vida é sempre abençoada.
Felicidades.

Beijos abençoados.

Anônimo disse...

Parabéns!!!!!


Muitas felicidades, te desejo um caldeirão bem gigante de muita saúde.

Muitos Beijos!!!!! e Muitos Abraços Fraternos

Felipe Asakura disse...

Parabéns ^_^

Muita SAÚDE, FELICIDADE e PAZ para você!!!!!

Beijos!

Anônimo disse...

Mel, parabéns pelo niver, parabéns por VIVER tão intensa vida! E saiba que tem gente aqui com inveja das que nascem com uma outra pessoa manifestando ALEGRIA por a gente existir! Eu, seu virtualmente amigo, tenho o hábito de ler os seus diários, muito aprendendo com suas referências de vida, com os momentos variados que você compartilha com tantos... Gostaria de poder lhe dar um belo presente, mas Papai-do-Céu já providenciou que a lua Dele estivesse exuberante hoje! Então, me recolho a minha insignificância, levando junto o meu (seu) presente! Um beijo, Luis ////// Mel Lua da Silva Nua Sauro, eu não sou tua mamãe, mas minha parte eu faço: você não precisa gritar, "Você tem que me amar", eu já faço isso! Um beijo numa preciosa menina sapeca, e toda a felicidade! Querolaine (P.S.: no dia de seu niver, saiba que Carol tá derretendo, Querolaine tá nascendo... Conto depois!)E MUITO OBRIGADA POR TUDO QUE VOCÊ É PARA MIM!!!

)O(Lua Nua)O( disse...

hoje foi um dia ímpar.. talvez pq eu estivesse simplesmente com minha alma radiante de feliz

Mas porque eu estava assim tão feliz?

PORQUE TENHO AMIGOS QUE AMO, PORQUE TENHO AMIGOS QUE ME AMAM...

Alguém precisa de mais alguma coisa do que sentir o sabor do amor?

Um beijo grande a todos vocês

PS: Merton, também te amo, Luis não se recolha a insignificância que você nunca teve e nunca terá, Carol você é a filha que não nasceu da minha barriga, mas também tem me dado muito orgulho, starmaster hoje vi a ponta de uma das suas asas, aquela que vc deixou na nuvem qdo nasceu, Bruxinhachellot sempre estou em dívida com você, um dia juro que pago (vc vem mais aqui do que eu lá, desculpa), Cris Lisboa esse caldeirão que vc deixou aqui, aproveitei e botei todos vocês e jantei uma sopa de amigos/amores.

Todos juntos somos forte, somos flexa e somos arco
Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer
Ao meu lado há um amigo que é preciso protejer!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...