domingo, 14 de março de 2004

ANTIGOS BLOGS

Recebi um mail da ~~Nuvem~~ e transcrevo parte dele aqui:
Pois é, caríssima Melanie... Escudo e Aldeia fora do ar e não estão examente deletados, mas maquiavélicamente bloqueados pela dona globo. É mais ou menos o que se passou com o tal blog Amarula. Os domínios estão como que reféns da globo... na base do "ou dá ou desce"... ou assina ou não desbloqueamos. Pior é que até mesmo blogs que não estavam ultrapassando o tamanho estão sendo tratados da mesma forma.
E pelo que soube estão destratando as pessoas que entram em contato por telefone, pedindo informações, como se fosse a única provedora para este serviço.
Estou aborrecida com o que aconteceu com os blogs de Bugra e me preocupo que o mesmo possa acontecer ao Canis e ao Olho de Odinn, do Lobo. Dentre os blogs do Lobo, Voz do Vento e Toque do Lobo já estão bloqueados.
Aproveitando o assunto, amiga, gostaria de lhe pedir um enorme favor: sou assinante do Terra, assim como também dona Bugretes e Lobo e, como você conseguiu montar teu blog lá, com muito sucesso, gostaria de saber como foi feita a adaptação da página pessoal, que tem formato de site,
para formato de blog. Se você puder nos ajudar, ficaremos imensamente gratos. Falo em nome dos três.
No meu caso, já tratei de reservar um espaço na Uol, ainda recebendo os últimos ajustes... não entendo quase nada, mas de tão teimosa que sou, acho que vai dar certo... se quiser tomar um susto http://nuvensquepassam.zip.net
Acho que a tendência, Melanie, é a extinçãodos serviços gratuitos muito em breve...apenas através de assinatura ou adquirindo domínio próprio. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.


Então tomei a decisão de abrir essa ajuda que ela me pediu para que todas as pessoas que estão nas mãos do blogger.br possam se ver livres dessa praga.

Minha resposta ao mail da ~~Nuvem~~ foi:
Não é muito fácil, mas também não é impossível. O Schico me ajudou nisso e o Maurício tem um programa (Offline Explorer ou Opera) que pode tirar um site inteiro e guardar no micro e fez isso para mim. Tenho o Lua e o Alma inteirinho no meu micro. Pena que deletei as figuras do Lua e agora tenho que repor.

A princípio eu já tinha um Lua Nua no Blogger.com e isso facilitou muito. Não sei se estão cobrando hospedagem atualmente, mas os antigos (o Lua era de 07/2002) não cobram nada. E ele também não aceita fotos como o blogger.br, então tenho que coloca-las no HPJ (que eu já tinha desde 07/2002 também e por isso ainda não me cobram nada), mas isso com o tempo você vai aprendendo. Tem também que fazer uns ajustes no Blogger.com E isso é uma 2ª parte que vou deixar aqui para quem já usa ele há mais tempo:

1. SETTINGS

1.1. PUBLISHING
publish - via FTP
publish serve - ftp.planeta.terra.com.br
url - seu endereço (o meu é http://planeta.terra.com.br/arte/luanua)
blog filename - index.html

1.2. FORMATTING
time zone - (GTM - America/São Paulo)
language - Portuguese (Brazil)
ecoding - western (iso-8859-1)

Todo o Lua atualmente é postado no blogger.com e abri uma página pessoal no Terra e tudo é transferido através de FTP por um programa que tive que instalar que chama WS_FTP pro e vc acha aqui WS_FTP pro

Quando vc abrir uma pagina pessoal no Terra a 1ª coisa que vc vai ter que fazer é pegar seu template (acho que vc deve ter no seu micro né???) ou entra no blogger.com.br vai em template seleciona tudo copia, passa para o Word salva. Depois copia ele de novo e salva com o nome index.html ele vai mudar, vai ficar com o ícone da internet e é esse que você tem que transferir para o Terra por FTP. A partir disso sua relação com o Terra acaba. É postar no blogger (não sei se outros blogs podem, o blogger.br não podia) e transferir via FTP para o site do Terra, por isso meu endereço é http://planeta.terra.com.br/arte/luanua/ mas o Lua é postado no Lua Nua.blogspot.com, só que ele parou desde que habilitei a transferência para o Terra.

Olha se eu te confundi mais do que ajudei, desculpa. Isso é complicado de fazer a 1ª vez, mas depois a gente faz automaticamente. Se vc conseguir um endereço para o Nuvens no http://www.blogger.com/ e abrir uma pg no Terra e me mandar seu template eu posso te ajudar daqui.

Para você ter uma idéia de como eu estava desesperada para tirar o Lua de lá, um dia liguei para o Schico, que mora em Pernambuco, pedi para ele me ajudar. Só que ele falava: “você tem que fazer para aprender” e eu quase chorando pq não conseguia.

Ele tem razão, eu aprendi.

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...