"Nunca duvide da capacidade de um pequeno grupo de cidadãos formado e comprometido de mudar o mundo; na realidade, esta foi a única maneira de se conseguir isso até agora." Margaret Mead (1901- 1978)
E a prova disso são as comemorações dos 50 anos da União Européia. Formada por católicos, imigrantes muçulmanos, protestantes ingleses, descendentes do bloco comunista e migrantes ilegais africanos que cruzaram o Mediterrâneo para chegar à Itália. Mesmo sendo uma salada de credos, cores e línguas, consegue, a passos lentos, ir se unindo. Não fosse este empenho, já teria sido engolida pelo voraz espírito comercial da américa do norte.
Mas a UE ainda tem muito que andar.
A Constituinte única não consegue sair do papel, reprovada em referendos populares na França e na Holanda, quase a metade dos cidadãos europeus acham que a vida piorou desde a entrada de seus respectivos países na EU e o fraco desempenho econômico dos países do grupo nos últimos anos são fatores desestimulantes. Competir com o EUA e os tigres asiáticos não é mesmo muito fácil. Na minha percepção, a Europa sempre foi muito mais colonizadora do que mercantilista e, para aprender a ser o que não se é, 50 anos é pouco. O fato é que a Europa hoje é a segunda potência econômica mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.
Será que um dia ainda veremos a Europa no futuro como um Estado federal, elegendo um só presidente? Parece irreal, mas a moeda única também foi considerada irreal no passado.
Será que um dia também veremos uma América do Sul unida, ou continuaremos a eleger presidentes lunáticos e totalmente fora da casinha?
sábado, 24 de março de 2007
UNIÃO EUROPÉIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários, falta o seu:
Lua Bruxa!
Já disse isso, mas vou dizer de novo: Gosto muito dessa característica de caleidoscópio do blog (que remete a vc), cheio de assuntos diferentes e importantes.
Não boto fé no Mercosul, não por enquanto.Mas seria muito interessante para o Brasil fazer parte de um comunidade forte.
Ah, Luinha, tô com saudade de falar contigo no msn, mas tô numa correria brava.
Beijos e ótima semana.
Olha enquando os EUA, ficar metendo o bedelho nas ações do mercaosul, e tomando iniciativa que desmotivam o mercosul, acho dificial...
Postar um comentário