quinta-feira, 22 de março de 2007

ÁGUA - elemento essencial à vida


A água ocupa 70% da superfície da Terra. A maior parte, 97%, é salgada. Apenas 3% do total é água doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponível para uso. O restante está em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido é uma pequena fração.

Hoje, cerca de 250 milhões de pessoas, distribuídos em 26 países, já enfrentam escassez crônica de água.

Em 30 anos, o número de pessoas saltará para 3 bilhões em 52 países. Nesse período, a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do norte da África estará reduzida em 80 por cento. A projeção que se faz é que, nesse período, 8 bilhões de pessoas habitarão a terra, em sua maioria concentradas nas grandes cidades. Daí, será necessário produzir mais comida e mais energia, aumentando o consumo doméstico e industrial de água. Essas perspectivas fazem crescer o risco de guerras, porque a questão das águas torna-se internacional.

Em 1967, um dos motivos da guerra entre Israel e seus vizinhos foi justamente a ameça, por parte dos árabes, de desviar o fluxo do rio Jordão, cuja nascente fica nas montanhas no sul do Líbano. O rio Jordão e seus afluentes fornecem 60 por cento da água necessária à Jordânia. A Síria também depende desse rio.

Um levantamento da ONU aponta duas sugestões básicas para diminuir a escassez de água: aumentar a sua disponibilidade e utilizá-la mais eficazmente. Para aumentar a disponibilidade, uma das alternativas seria o aproveitamento das geleiras; a outra seria a dessalinização da água do mar.

Esses processos são muito caros e tornam-se inviáveis para a maioria dos países que sofrem com a escassez. É possível, ainda, intensificar o uso dos estoques subterrâneos profundos, o que implica utilizar tecnologias de alto custo e o rebaixamento do lençol freático.

A água tem se tornado um elemento de disputa entre nações. Um relatório do Banco Mundial, datado de 1995, alerta para o fato de que "as guerras do próximo século serão por causa de água, não por causa do petróleo ou política".

NOTA DA LUA NUA: Acho que já passou o tempo, teria que ter sido feito algo há uns 10 ou 20 anos, mas sempre o tempo de se tomar uma atitude é melhor que não tomarmos atitude nenhuma. Coisas pequenas podem ajudar muito, como: desligarmos a torneira quando estivermos escovando os dentes, diminuirmos o tempo do banho ou andarmos com o carro sujo mais tempo. Ou não sei o que será dos nossos bisnetos ou tataranetos...

3 comentários, falta o seu:

Asfaz disse...

Olá amiga, credo deu blog, só traz as notas mais ruins do mundo ...kkkkk
Falando serio o futuro está muito negro, estes dias estava lendo em algum lugar que o pais que tem o maior reservatório de agua doce é o Brasil, seŕa ?

Asfaz disse...

Voltei, só queria te contar o papo de buteco que saiu esses dias, sobre escassez de recursos naturais, e a conclusão foi que é o avanço da medicina, pois talvez algumas doenças "eram" a seleção natural ... será ?

Superfunky disse...

Cada vez mais temos de pensar neste assunto ... o que seria de nos sem agua...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...