domingo, 28 de janeiro de 2007

SE


Coisa engraçada é essa palavrinha: SE. Apenas uma conjunção subordinada condicional, mas que condiciona muitas opções numa só vida.

Um professor perguntou para uma turma no primeiro dia de aula:
- Se você pudesse analisar toda a sua vida e mudar algo, qual o percentual que tinha errado e o que mudaria?

Éramos uns oitenta alunos e fui a única que respondeu zero por cento.

Todos se assustaram e o professor perguntou se eu achava que minha vida era tão perfeita a ponto de não querer mudar nada.

Respondi que não era o caso, mas...
- Professor, me diga uma coisa: se em alguma parte do caminho da minha vida eu tivesse optado pelo que não optei. Por exemplo: Se eu tivesse vendido um apartamento e feito uma viagem à Europa? Eu poderia estar com minha vida muito melhor do que estou agora, mas, também, meu avião poderia ter caído, ou meu navio afundado, e agora eu estar morta. Se eu não optei por aquele se lá atrás na minha vida e ela é do jeito que é agora, quem me garante que teria sido melhor, a partir do momento que foi algo que não vivi e não sei como seria?

No caso daquela velha frase: "não sei se caso ou se compro uma bicicleta" quem vai me garantir que eu seria mais (ou menos) feliz comprando a bicicleta, já que casei?

Nossa vida tem muitos rumos, mas em cada bifurcação só podemos escolher um caminho, o resto são apenas projetos abortados.

Então, sejamos felizes como somos e com o que temos.

3 comentários, falta o seu:

ANTONIO REZENDE disse...

Pois é, Lua. Acho que sempre falamos a mesma língua, aqui ou lá. Claro que, neste outro universo, prosa boa faz sim muito mais sentido e diferença.

Então... gostou daquele papo sobre bunda, Drummond e vã filosofia?

Anônimo disse...

Oi, Lua!

Tbém detesto a palavra SE...não gosto de usá-la, inutilidade total. Nossa vida não pode ser um pé de SE, afinal o que já era, já era.

Bjocas

Anônimo disse...

Olá minha querida de além mar

Faço minhas as suas palavras.

O Se no meu dia a dia quase nunca existe...

O Se se pertence ao passado,nunca existiu.

Beijos para si

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...