segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

MORCEGO

Lei de Proteção de nossa Fauna

Art. 1º. Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.

Lei 5.197/67 de Proteção de nossa Fauna





Eles dão medo, estão ligados às piores histórias infantis ou aos filmes de terror, mordem e matam bichos e gente, e só trazem doenças e coisas ruins aos humanos, certo?

- Não, nem tudo está certo. De quase 1.000 espécies de morcegos, só 3 são hematófagos (se alimentam de sangue).

[...] Os morcegos são importantes pois comem toneladas de insetos por ano. Um bom e esperto morcego insetívoro pode devorar mais de 600 mosquitos por hora, fazendo assim um rigoroso controle de população.

Os morcegos comedores de frutas espalham sementes de centenas de espécies de árvores, contribuindo desta forma para a recomposição de nossas florestas e matas.

Uma variedade enorme de plantas depende quase que exclusivamente dos morcegos para espalhar suas sementes, perpetuando as espécies. [...]

Texto tirado do site: Projeto Morcego Livre

Mas e o que tem a ver o morcego?

É que entrou um no meu quarto ontem. Ele voava do meu quarto para o meu escritório e voltava. Ia e vinha numa rapidez tão grande, que só não foi maior que minha rapidez de sair do escritório.

Bom que marido estava pertinho, no quarto ao lado, e veio me ajudar. Só que ele queria pegar uma vara para confundir o sonar do bichinho e dar uma paulada nele e eu não deixei.

- Por favor! Se você matar o pobrezinho, quem vai comer os bichinhos e polinizar as plantas? Vamos dar um jeito dele sair sozinho. Afinal, se ele entrou deve achar a saída.

Deixamos a porta da sala que fica perto do quarto aberta e para felicidade geral familiar o morceguinho conseguiu sair sozinho. Isso foi ótimo porque eu não ia querer dormir com ele no meu quarto.

Eu não mato ele, mas ele não pode ficar dentro de casa. Tem que haver respeito de ambas as partes para uma convivência pacífica, não acha?

Se você quiser entender um pouco mais sobre morcegos leia: Morcegos - Afinal quem são estes bichos?

7 comentários, falta o seu:

Anônimo disse...

Lua!

Outro dia vc postou algo sobre uns lagartos, agora morcegos...rsrs...fico aqui pensando que vc mora perto duma floresta...rsrs... Se bem que pelo clima, sua cidade assemelha-se a um local tropical, deve ser por isso essa bicharada toda.
A legislação de proteção aos animais no Brasil é bem falha...existe um rigor no caso de animais silvestres e um descaso com os animais domésticos.Cachorrinhos e gatinhos são considerados COISAS.
Na Alemanha,país com uma legislação mais adiantada nesse aspecto, animais em geral são considerados SERES SENSÏVEIS...ninguém pode fazê-los sentir dor, maltratá-los, etc.
Que bom que vc só expulsou o morceguinho...ele só foi dar uma espiada, né, ficou curioso pra ver a casa de uma bruxa, uahuahuahua.

Beijocas!

ps- tava sumida, que bom que voltou! :)

Anônimo disse...

Morcegos! Uma vez me deparei com eles dentro de meu quarto. Eram 3. No meio de meu sono, eu imaginava que helicópteros sobrevoavam minha cabeça. Quando acordei, no escuro, levei alguns segundos para entender o que estava acontecendo. Consegui fechar a porta do quarto, coberto pelo lençol, enquanto eles manobravam em direção à sala. Pela manhã, não encontrei nem sombra deles.

São uns carinhas bem feios, mas a maioria deles é legal. Além disso, meu super-herói preferido é o Batman. Risos...

)O(Lua Nua)O( disse...

Cris
Mas eu moro mesmo numa floresta.
Só que eu consiga identificar tem: 2 Paus-Ferro, 3 Ipês amarelos, 1 Aroeira, 1 Pau-Brasil, algumas Palmeiras, 2 que esqueci o nome e algumas que não sei que árvores são.

Lembra que eu já fotografei a janela que fica bem do meu ladinho aqui no escritório? Dia desses coloco mais fotos da casa, ok?

Eu não sabia da diferença na legislação brasileira e alemã sobre bichos. A gente copia tanta coisa.... Podíamos copiar ela também. Aqui na minha cidade as pessoas viajam no final do ano e simplesmente botam seus cães e gatos na rua. Como normalmente eu não viajo no mesmo período (Janeiro), já cuidei de alguns e uma cachorrinha até nos adotou por 1 anos.

O começo do ano me deu preguiça, aos poucos vou voltando.

Beijos

)O(Lua Nua)O( disse...

Wladimir Evangelista
Imagino que você tenha assustado eles em baixo do lençol. Eles devem ter ido pra sala gritando: UM FANTASMA! UM FANTASMA!!! rsrsrs

Quando eu estava escrevendo ia falar algo do Batman, que também gosto, mas depois deixei pra lá.

Os carihas são feios só na cara, mas têm um pêlo preto e brilhante que nem veludo. Pelo menos o que vi bem de pertinho, morto, tinha.

bjs

Anônimo disse...

Bem!!

Estou a ver que legislação de proteção aos animais não era necessaria se todos fossem como a minha querida amiga de além már.

...que só não foi maior que minha rapidez de sair do escritório.

Parece-me que um pouquinho de medo se instalou em seu ser,não ?!

Um cara feia, mesmo com boas intenções.....

Claro,foi um momento de tensão passageira.

Pois minha querida, eu cá de longe, muito longe, através de seus escritos nos blogs,me vou deliciando com a sua sensibilidade e outros valores.

Beijos para si

)O(Lua Nua)O( disse...

Amigo Antonio,
Não sei bem se é medo ou o que é. Procuro não fazer mal aos bichos e matar apenas as baratas e mosquitos, mas não gosto que pousem em mim, nem que me toquem, pois aí sim sou rápida na corrida ou no grito.

Eles lá e eu cá vivemos pacificamente.


bjs

Ebooker disse...

Particularmente gosto muito de todo tipo de ser vivo, não muito do ser humano, mas enfim... Só mato mesmo baratas, e mesmo assim somente as que entram em minha casa, pois não sabem sair sozinhas como fazem os morcegos e ainda que saiam, elas acabam por voltar. E como dão trabalho esses bichos anteriores aos dinossauros, capazes de sobreviver à uma guerra nuclear e ainda por cima, serem os insetos mais inteligentes do planeta. No mais, tudo que entra na minha casa e eu não quero, dou um jeito de expulsar sem ter que matar. Não mato ratos, nem formigas... somente baratas! E olha que eu nem acho que esses seres são obras de deus, enquanto tem gente que pensa assim e destroem a "obra" gratuitamente... quanta incoerência...


Abração Lua !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...