sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

QUEM É LA BEFANA?


La Befana (também chamada de Strega, ou Vecchia) é personagem mítica com aspecto de velha, que leva presentes para as crianças bem-comportadas, e carvão para as mal-comportadas, na noite de 5 para 6 de janeiro. A origem se perde na noite do tempo, descendendo de uma tradição pré-cristã, de base na cultura popular, fundindo elementos folclóricos e cristãos: La Befana leva presentes, em recordação da oferta a Jesus-criança pelos Reis Magos. A iconografia é fixa: uma ampla capa escura, um avental com bolso, um chalé, um lenço ou um capuz na cabeça, um par de chinelos gastos, o todo vivificado por remendos de numerosas cores.

Na noite de 5 para 6 de janeiro, montada em uma vassoura, sob o peso de um saco carregado de brinquedos, chocolates e caramelos (em cujo fundo não falta uma boa dose de cinza e carvão) La Befana passa sobre os tetos das casas e desce pelo caminho cheio de calçados deixados pelas crianças. Os presentes são colocados nas meias penduradas nas lareiras ou nos sapatos deixados perto da porta - uma tradição herdada por Papai Noel. As crianças italianas escrevem cartas e as escondem nas chaminés, para que La Befana as recolha. As cartas e ofertas são, geralmente, listas de brinquedos ou outros itens que desejam e pedem para que La Befana os traga.

La Befana, tradição tipicamente italiana, ainda não foi substituída pela figura "estrangeira" de Babbo Natale (Papai Noel).

La Befana, muitas vezes, aparece nas ruas como uma pessoa mascarada, acompanhada de seu consorte, Befano, guiando um bando de seguidores que recebem ofertas das famílias e, em troca, recebem o presente da prosperidade das bênçãos dadas pela Befana. Música preenche as ruas e as pessoas colocam bonecas com a imagem de La Befana em suas janelas, como convites de recepção às suas casas. No fim da celebração de La Befana, as bonecas são queimadas. Isso é feito para incinerar as coisas ruins que aconteceram no ano anterior e esperar boas realizações no ano seguinte.

Texto achado no: REDE DE LETRAS



NOTA DA LUA NUA: E você? Comportou-se bem no ano que passou? Acho que nossos políticos, com raríssimas e honrosas excessões, vão receber apenas cinzas e carvão...

11 comentários, falta o seu:

Ebooker disse...

Os políticos safados deveriam ser queimados em fogueiras, para servir de exemplo, e eles sim, virarem cinzas.


Abraços !

)O(Lua Nua)O( disse...

ECA Vlad!!!

Já imaginou a gente não se comportar bem no ano e a Befana jogar cinza de político na gente? Isso é maldição para muitas e muitas reencarnações ou (já que vc não acredita em reencarnação) é ter os vermes comendo ainda em vida kkkkkkkkkkk

Juro que vou pensar nisso e ser uma ótima "menina" em 2007.

Beijos menino :)

Ebooker disse...

É mesmo... cinza de político corrupto ninguém merece. Bom... poderia ver se tem algum uso na fabricação de vasos sanitários...


Abração !!!!


*o sistema de feeds do seu blog está funcionando perfeitamente!

)O(Lua Nua)O( disse...

Vlad

Gostei da notícia do feeds estar funcionando, mas privada feita de pó de político também não!!!! Já pensou a coceira que vai dar no "orifício" e adjacências???

Prefiro que seja misturada à massa de fazer asfalto, pelo menos teriam algum final proveiroso... Que tal?

Anônimo disse...

Eu acho que venha até nós com seu saco vazio, e tire de pé de nós:

as pessoas sem compreensão;
os egoístas;
os egocêntricos;
os que criticam, mas nada oferecem;
os chatos de plantão;
os covardes;
os falsos amigos;
os que têm o coração em guerra;
os invejosos;
os insensíveis;
os hipócritas;
os amargos...
e muitos mais

(AntonioCasteleiro/Portugal)

)O(Lua Nua)O( disse...

Gostei muito da idéia, meu amigo de Além-Mar, pois isto já seria um presente e tanto...

Beijos

Anônimo disse...

Cara Lua!

Muito linda essa história da Bruxa de Natal, eu já conhecia...aliás, o que mais eu gosto nisso é que eles não abriram mão dela em prol do bom velhinho...Nada contra o Sr. Noel...mas aqui no Brasil ele bem poderia usar um shortin ho, algo mais fresco, né?
Malditos ianques!! Fazendo o velhinho derretr em terras tropicais!
Eu preferia uma bruxa dando presente e fazendo os politicos comerem cinza!

Abração!!

ps- kkkkkkk, eu rio muito lendo suas conversas com o Vlad...kkkkk

)O(Lua Nua)O( disse...

ISSO ISSO ISSO Cris

Vamos então começar um trabalho a ser feito o ano todo. Jogamos o papai Noel da coca-cola no pólo sul (ou norte) e deixamos a Bruxa Befana entrar em nossa cultura. Ela é bem mais simpática, alegre, só dá presente a quem merece e tem cara de ser menos gastadeira. Gostei disso!!!

Beijos

Anônimo disse...

A única vantagem de os vasos serem feitos com cinzas de políticos, seria o fato de defecarmos neles! Risos.

Eu até que andei direitinho nesse ano de 2006. Mas a Befana não pintou aqui não! Ah, Befana, sua travessa.

Brincadeira, Lua, eu ganho presentes da vida o tempo todo. Tenho amigos de verdade.

Buenas, escrevi alguma coisa no Arrependido. Vamos ver se dessa vez vai. Ou volta. Ou volto. Ou então vou à ... risos.

Anônimo disse...

Oi, Mel! Bom, conversamos um pouquinho por aqui e vimos que ganhamos tantos presentes o ano passado que querer mais seria quase um exagero! Temos saúde, uns por aqui até perdem peso, outros fazem facul enquanto os próprios sonhos se realizam e o tempo passa do jeitinho certo (cada dia sendo aproveitado! Ah, sim isso é viver, curtir cada momento!)... Políticos? Bom, homem público virou masculino do que mamãe chama mulher pública... Tocamos nossa vida, tentamos protestar e fazer com que eles se adeqüem, mas a maioria age como ratos: roem, destroem, tornam tudo imundo e nojento... É assim hoje, foi ontem, será sempre. Viva a net, o olhar coletivo se torna mais poderoso... Bruxas têm muito a ensinar; elas nem sempre vivem como recomendariam os padres, mas trazem a idéia de uma recompensa imediata (aqui na Terra! Nada de esperar O Juízo Final!) contra a perspectiva de uma pedra de carvão. Há muito de justiça nesse preceito! E uma bruxa capaz de espalhar benesses soa como música aos meus ouvidos! Fazer o bem vendo a quem! Gostamos! Bruxinha, nos mantenha sob sua bênção em 2007, ok? "Conhecer" você nos trouxe sorte! Um beijo ENORME, Feliz 2007!
Querolaine+LD!

)O(Lua Nua)O( disse...

Querolaine+LD e + as meninas

Vocês se arriscam a ficar sob a bênção de uma Bruxa?

Então ficarão sempre, pois são meus irmãos, meus filhos, meus pais e meus amores.

Com vocês aprendi o que é dar valor à vida e a vivê-la bem vivida, com parâmetros, com sonhos, com construção de estradas para poder andar seus sonhos. Sem preconceitos, sem falsos pudores, sem amadorismos. Tudo bem medido, calculado e comemorado.

Viver só para dizer que estamos vivos não vale a pena, mas viver para por cada sonho ou cada pedaço dele em prática... Ah! Isso vale a pena.

Ser amiga de vocês também vale.

Eu os amo de coração.

Um beijo à minha família baiana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...