sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

PESSOA em pessoa


PASSAGEM DAS HORAS
Álvaro Campos (F. Pessoa)

Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero.



SEGUE TEU DESTINO
Fernando Pessoa

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.



PARA SER GRANDE
Fernando Pessoa

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a Lua toda
Brilha, porque alta vive.


Ler Fernando Pessoa ouvindo Bethânia sempre combina com uma noite quente e calma...

3 comentários, falta o seu:

Chellot disse...

"Sê todo em cada coisa..."
Não sermos nada mais nada menos que verdadeiros em qualquer situação que a vida nos apresenta. Ser íntegro com cada gesto, cada ser, cada sentimento.

Deixei um pedido em meu blog para vc no post entitulado Manias! Todos tem as suas. É só um convite, um caminho para o conhecimento de tua pessoa.

Beijos brincalhões.

Anônimo disse...

Quando eu digo o que vou dizer, tem gente que quer me matar: eu li muita coisa do Pessoa e gostei de muito pouco. De uns três que gostei, dois já esqueci e ficou um terceiro, Eros e Psique. "Conta a lenda que dormia uma princesa encantada, a quem só despertaria, um infante que viria, de além do muro da estrada..." Esse é de tirar o chapéu, o cachecol, o casaco, enfim, desnudar-se mesmo. Como eu gosto MUITO desse, entendo quem goste dos outros.

A outra coisa que eu costumo dizer e que faz muita gente arregalar os olhos é que eu não gosto de beatles! É, que coisa...

Para ser grande, em essência, concordo com cada palavra, menos essa: grande. Eu diria "para ser", apenas. Muita gente não "é". Mas, quem "sou" eu para discordar do poeta?

Anônimo disse...

Só depois de fechar o comentário é que li o pé do post. Bethania gravou esse poema do Pessoa em algum LP muito antigo. Era esse que vc estava ouvindo?

Ela é maravilhosa...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...