quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

PAI


Não gosto de datas pré-estabelecidas, dia disso, dia daquilo. Acho isso tudo tão comercial.

Nunca senti necessidade de um dia especial para lembrar que meu pai.

Não preciso de uma data para olhar as flores que nascem no jardim da minha casa e lembrar que ele as adorava tanto que ia às pracinhas à noite roubar mudas.

Não preciso de um dia dos pais para olhar os canários que comem as sementinhas que botamos pra eles e lembrar que meu pai criava canários e os amava, ficava horas perto deles e conhecia de longe o canto da cada um, como se fosse seus filhos falando.

Sua morte não foi um corte na nossa relação, nos relacionamos até hoje.

Quando vim morar nessa casa, olhei para ela, andei pelo jardim e pensei: "Linda, né pai? Você vai gostar de vir me visitar aqui. Ela tem plantas e canários, tem eu, seu genro, seus netos e bisneto, e sei que você passeia entre a gente porque mesmo não te vendo eu te sinto por aqui".

Não preciso de um dia especial, só preciso fechar os olhos, abrir a alma para me sentir indo ao encontro dele, me sentir abraçada e saber que continuo sendo amada por ele.

Na Terra ele foi um homem muito simples sem ter tido a possibilidade de estudar muito, mas tinha muita sabedoria acumulada no espírito e soube me ensinar coisas simples. Soube me fazer ver a força do respeito pelas coisas vivas, soube me ensinar que quando trapaceamos estamos enganando a nós mesmos e quando caímos o melhor que temos a fazer é levantar, bater o pó da bunda e tocar em frente, sabendo que outras quedas virão, e que isso faz parte da escola de vida.

Ele me ensinou a por o coração na frente das decisões, mas antes disso fazer cálculos racionais meticulosos para diminuir a margem de erro.

Ele me ensinou a não ser submissa e a lutar até o fim pelo que eu quero e me falava para não abrir mão dos meus princípios, se eu tivesse certeza que estou com a razão.

Quando andávamos pelas ruas do Rio e eu era uma menina de pernas curtas, ele dava passos longos e eu queria acompanhar. Isso me fez não ter medo de dar passos longos na vida.

Ele me ensinou que devemos chegar onde nossa mão alcança, mas sempre me falava que os bons negócios da vida dele foram feitos quando não tinha dinheiro, mas sim muita garra para consegui-los.

Ele me ensinou a amar as coisas e ter certeza que o homem é imortal, pois seus atos ficam gravados na memória dos outros homens.

E eu o amo porque ele fez de mim uma pessoa honesta e corajosa.

Como escreveu Hermann Hesse: SER É OUSAR SER.

E ele me ensinou a ser ousada.

Onde você estiver, obrigada pai e parabéns pelos 80 anos que faria hoje.

6 comentários, falta o seu:

H K Merton disse...

Lua querida,

Desculpe minha ausência recente, mas não preciso nem explicar o porquê de ter andado sumido nesses últimos dias, né?

Olha só, falando em datas comerciais e sem sentido: Pra mim, a mais absurda de todas elas é o tal do "dia internacional da mulher"(?!).

Quer dizer que a mulher não é um ser humano, igual ao homem, com a mesma importância e os mesmos direitos?????

Fica parecendo que mulher é minoria, uma coisa menos importante, que tem essa necessidade de um dia só pra ela, sei lá...

Pior que a mulherada em peso (raríssimas excessões) entra com tudo nessa onda, ficam reclamendo se a gente não dá os parabéns no "dia dela", etc... Se eu fosse mulher, na boa, mandava o primeiro homem que viesse me dar "parabéns pelo seu dia" plantar coquinho". Ô babaquice, seu...

Depois de tanto tempo ausente, tinha que lançar uma polemicazinha, né? =P

Anônimo disse...

Conheci seu blog através de uma pessoa pelo qual tenho um carinho especial e sempre que posso dou uma passadinha aqui pq de certa forma me identifico com seu jeito de expressar-se e talvez até com o seu jeito de ser e, por isso, tenho uma grande admiração e respeito por vc, pois sinto que é uma pessoa do bem e sua luz emana uma energia positiva admirável.

Também não gosto de datas comerciais e concordo que não precisamos de marcadores temporais para valorizarmos o que está ao nosso redor pq tudo que existe de belo deve ser contemplado e preservado da melhor forma possível.

No auge dos meus 26 anos, assim como vc, meu pai é meu maior referencial de vida pq foi com ele, no sentido mais amplo e mais real que aprendi a conjugar os verbos amar e respeitar. Que Deus te ilumine... SEMPRE!

Anônimo disse...

Lua, você me emociona!!!

Eu tb aprendi e continuo aprendendo muito com meu pai, ele é muito importante na minha vida.

Fiquei sem palavras...

Abraços Fraternos

H K Merton disse...

Ah, mais uma coisa:

O endereço “sounada.blogspot” (o meu anterior do blogger) foi desativado definitivamente mesmo.

Aconteceu uma coisa inexplicável, nem os caras do Google conseguem entender: Minha senha se "perdeu", apesar de eles terem localizado o meu username, através dos meus dados. Mesmo assim, consta nos arquivos dos caras que nenhum blog corresponde a esse usuário.

Eles olharam o endereço, viram que o "H K Merton" corresponde ao meu endereço de email e tudo, mas mesmo assim dizem que é complicado reativar o acesso à essa conta me dando um novo username e conta.

Mas, bom, deixa pra lá, afinal já transferi tudo pro endereço novo. Resultado: O Arte das artes antigo vai ficar tipo assim um "navio fantasma" à deriva nos oceanos da web.

Um "blog fantasma", na verdade. Sem dono, sem ninguém que possa administrá-lo, perdido para sempre... Estranho, né?... Enfim, só estou dizendo isso pra você saber que pode tirar o link para ele daí (deixa só o do artedartes.blogspot...). Afinal, o endereço antigo e o novo são iguaizinhos.

Agradeço muito a sua queridice, em linkar os dois...

Beijo!

Anônimo disse...

Lua querida!

Esse texto me tocou bastante, pois meu maior exemplo de vida é meu pai...
Há algumas partes aí que me fizeram lembrar dele...e das liçoes que ele me passou...especialmente esse trecho aqui:..."soube me ensinar que quando trapaceamos estamos enganando a nós mesmos e quando caímos o melhor que temos a fazer é levantar, bater o pó da bunda e tocar em frente, sabendo que outras quedas virão, e que isso faz parte da escola de vida.
Ele me ensinou a por o coração na frente das decisões, mas antes disso fazer cálculos racionais meticulosos para diminuir a margem de erro.
Ele me ensinou a não ser submissa e a lutar até o fim pelo que eu quero e me falava para não abrir mão dos meus princípios, se eu tivesse certeza que estou com a razão."...

Puxa, parece meu pai falando!

beijos

)O(Lua Nua)O( disse...

Agradeço aos amigos Merton, Cris Lisboa, Cris e a mais nova (para mim, pois eu não sabia que já me lia há algum tempo) Lu_ana.

Pai é uma coisa seríssima!

Lu_ana que Deus sempre nos ilumine a todos.

Beijos crianças

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...