quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

DUAS MÃES

MEU FILHO É QUE TINHA CORAGEM, EU TENHO LEGITIMIDADE

Zuzu Angel
Figurinista conhecida internacionalmente como Zuzu Angel, era mãe do militante Stuart Angel Jones, desaparecido político, preso em 14 de maio de 1971 pelos agentes do CISA, onde foi torturado e assassinado.

ERA UMA CRIANÇA LINDA POR DENTRO E POR FORA

Rosa Cristina Fernandes
Defende a criação de uma legislação específica para Estados mais violentos, como o Rio. Teve seu filho assassinado dia 07 de fevereiro de 2007.


NOTA DA LUA NUA:
São apenas duas mães, duas histórias separadas pelo tempo, mas tão iguais nas suas essências.

Tiveram seus filhos arrastados e mortos. Um pela ditadura política e o outro pela guerrilha urbana que se instalou no meu país.

Do primeiro, Stuart, ninguém quis falar. Era uma época que quanto menos se perguntava ou se falava sobre política, melhor.

Do segundo, João, todos querem falar. Querem usar o exemplo deste menino como algo que não deve ser esquecido jamais. Querem que ele fique como a prova de algo que fomos perdendo aos poucos e que só agora nos demos conta de que não temos mais – liberdade e segurança -, mas que queremos que volte.

Não sei se alguém além de mim chegou a fazer este parâmetro entre os dois meninos, mas vejo claramente que a omissão de um povo na morte de um pode ter ocasionado a morte do outro.

Se nos omitirmos na época da ditadura era um artifício que aprendemos a usar para salvarmos nossa pele, nos deixamos levar por esta posição que virou conformismo.

- O congresso ganha salários astronômicos enquanto o salário mínimo é medíocre? O que podemos fazer?
- As estradas estão esburacadas, apesar de pagarmos impostos por elas? O que podemos fazer?
- Pagamos taxa de lixo mesmo sabendo que ela está embutida no IPTU? O que podemos fazer?
- Os países roubam nossa fauna e patenteiam nossa flora? O que podemos fazer?
- Asiáticos devastam nossa floresta amazônica? O que podemos fazer?
- Navios petroleiros roubam a água do Rio Amazonas? O que podemos fazer?
- A Petrobrás tornou o Brasil auto-suficiente em petróleo, mas mesmo assim temos a gasolina mais cara do que outros países, também, produtores de petróleo? O que podemos fazer?
- Sabemos que são os usuários de drogas que fomentam o tráfico, mas... artistas usam, a classe A e B não passam sem, publicitários acham legal e toda uma geração de jovens não pode sair uma noite sem dar um “tapa” ou “bater uma carreira”. Como ir para a nigth careta?

E o que podemos fazer?

A verdade é que nosso conformismo nos levará ao abismo.

Quantos stuarts e joões terão que ser arrastados, até que finalmente a gente resolva se unir e dar um basta nisso?

5 comentários, falta o seu:

Asfaz disse...

È amiga vc esta certíssima, ná época da ditadura o lema era " não sei de nada, pois o ultimo que soube, nunca mais souberam dele ", mas um detalhe estes dois ainda tinham mãe .. no meio deles tem um índio pataxó que não tinha nada . Só que nós somos da geração da ditadura, acostumados a não ver, a esperança para o acerto dessa situação é a geração que deverá aparacer por ai, mas o ponto mais importante é a falta de lideres....

)O(Lua Nua)O( disse...

Sim amigo Mariposo, falta-nos líderes e o pior é que li há alguns anos, numa publicação espiritualista, que isto já estava programado. Com a morte de irmã Dulce, Madre Teresa e o João de Deus estaria se fechando um ciclo de líderes espirituais do bem. Agora é salve-se quem puder e eu digo mais: "une-se quem souber". Nós teremos que parar de esperar que líderes nos conduzam, teremos que aprender que só a união faz a força de um povo.

Acredito na net como um veículo de coscientização (além dos outros papéis que ela exerce). E concordo quando você falou no seu blog algo meio assim: "o espaço é da gente, posicionamento sócio/econômico/cultural/político é da gente, e no mais o espaço fica aberto para críticas, elogios ou apenas conscientizar... "

No dia que a net não servir para conscientizar eu abandono ela...

Beijos grandes

se melhorar estraga disse...

Vc pode ter certeza querida Lua que esquecerão sim. Nosso país é esquecido. E não foi apenas a omissão da morte de um que ocasionou a do outro, mas a omissão de um povo perante leis que tiram a autoridade dos pais frente aos filhos, a omissão do povo perante a falsos governantes, a total cegueira do povo brasileiro. Isso levou a esse e a outros crimes, mais de 130 assassinatos por dia, segundo as estatisticas... E infelizmente esse crime hediondo talvez se torne apenas isso, como vários outros 129 mortes diárias.
Infelizmente a revolta do povo dura exato 5 minutos. É apenas o tempo de se mudar de canal, de estação de rádio ou de revista...

Bjs.

)O(Lua Nua)O( disse...

se melhorar estraga

Ou o tempo de começar o BBB...

Dia desses marido veio com café na cama e peguei o controle da TV para "passar os olhos" no jornal. Aí falei pra ele: "Vamos vem quantos ou quem morreu hoje". Ele perguntou pq e respondi: "Mas é só isso que anda tendo no jornal". Cansei de ver jornal...

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro não nos basta mais para provarmos que somos gente.

Bjs

Anônimo disse...

Adorei o seu espaço e a conscientização, isto que precisamos.
Um grande abraço!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...