sábado, 21 de outubro de 2006

ENVELHECER


Acredito que as pessoas sonham com muitas coisas ao longo das suas vidas, menos uma: envelhecer. Nunca estamos preparados para aceitarmos bem as rugas, os fios brancos que insistem em nascer, a barriga que sempre chega antes de nós ou, nas mulheres, os seios caídos - sem falar no que cai nos homens, pois não quero levar pedradas - Não nos acostumamos que aquelas coisas que fazíamos tão facilmente na juventude começam a ficar cada vez mais lentas ao longo da vida.

Sim! Se envelhecer nos traz a tão sonhada maturidade e, logicamente, a diminuição dos questionamentos, das incertezas e dos medos. Ela também diminui o viço, a rapidez, a destreza.

Mas só temos dois caminhos a seguir: ou morremos jovens ou envelhecemos.

Gosto de observar as pessoas, seus detalhes, suas formas de agir, ou de driblar a vida. Aprendo muito observando.

Observei Vovó Sebá e sua dor por ter perdido algo que nem damos a devida atenção que temos, até perdermos: a liberdade de ir e vir. Depois do tombo ela tinha como seu domínio de vida a cama, ou se equilibrar nas costas de uma cadeira de plástico para ir até o banheiro.

Demos um presente para ela: um andador.

Engraçado, começamos a vida num andador e, se não morremos jovens, terminaremos nossas vidas num andador também.

Não posso descrever o que ela sentiu quando começou a dominar bem essa coisa de andar com 6 pernas - as 2 dela e as 4 do andador - mas sei que vi um brilho de menina nos olhos dela e fiquei mais feliz ainda quando seu filho me falou que depois de uns 10 dias com o andador ela voltava a ensaiar uns poucos passos sem ele.

Ah! Nossa menina é mesmo uma guerreira!!!! E eu me orgulho dela!

Melanie

12 comentários, falta o seu:

Ebooker disse...

Fiquei feliz com seu retorno. Envelhecer é algo inevitável né? Pelo menos enquanto se pretende viver. Sabe... antes eu gostava muito disso: "É inútil lutar... deixe-me morrer jovem" Lord Byron

Mas quando me tornei ateu... toda minha tendência ao suicídio desapareceu. Hoje valorizo a minha vida demais... sou capaz de lutar por ela... oque não acontecia antes.


Belo comparativo o seu ... com o andador no começo e fim da vida.

Engraçado... se por um lado os mais velhos têm mais dificuldade em contornar alguns obstáculos, por outro lado, eles se abalam muito menos que os mais jovens quando se encontram diante de tais barreiras.

Fico feliz pela Sra. Sebá mostrar que ainda tem força e mostrar reação diante de tal situação. Também sou muito observador, e acho que essa é a chave para tudo. Observar...


Senti nas suas palavras que também está mais "em paz" do que quando partiu.


Grande Abraço Lua !!!

)O(Lua Nua)O( disse...

Vlad querido,

Eu estava agoniada sim. Não pela possibilidade da morte, mas por não sabermos se teríamos tempo de levar algo de nós antes que isso acontecesse.

Conseguimos! Levamos beijos, abraços, sorrisos, carinhos, tardes de conversas e amor, muito amor.

Continuamos não querendo que ela se vá (pois sempre somos egoístas a este ponto), mas voltamos com a sensação de deixamos algo de bom e trouxemos uma belíssima lição de vida.

PS: Você não é ateu, apenas ainda não achou um nome para dar ao que você sente, ao que acredita. Acho que nem eu achei isso para mim, então crio uma força que me dá forças, acredito nela a tal ponto que somos uma só. A isso dou o nome de fé.

Beijos

se melhorar estraga disse...

Hoje faço aniversário, e logo de manhã meu filho de seis anos me perguntou se ficarei idosa logo. Ele se preocupa muito porque sabe que sofro com o sofrimento de meus pais e principalmente de minha mãe que tb caiu recentemente, mas já está andando. Não tenho medo de envelhecer. O que me apavora é imaginar envelhecer sem um familiar sequer me fazendo companhia. Você proporcionou o melhor de vc à ela esses dias... A sua presença que reconforta.
Abraço.

Anônimo disse...

poxa, e não é só um orgulho seu. Fiquei extremamente orgulhosa de Vovó Sebá, e to torcendo pra que o teu próximo post, seja sobre os primeiros passos dela, sem o andador.

beijos e magias :O*

H K Merton disse...

Também fiquei feliz com o retorno! Você voltou justo no dia que eu estava (ainda estou) sem computador, porque senão teria visto. Sempre venho aqui dar uma olhada pra ver se já voltou à ativa. Que bom que sim...

O tema do post é muito importante. Aceitar a própria idade é uma arte, e eu percebo que cada um envelhece de um modo, de acordo com o que "tem por dentro". Assim como cada um reage de um jeito às dificuldades e desafios que a vida vai nos trazendo. Parabéns para a vovó!

Beijão pra você!

Ah, esqueci de dizer: Há uma terceira opção: Não envelhecer nunca e viver muito, sempre jovem. Já ouviu falar em St Germain? Yes!

)O(Lua Nua)O( disse...

Querido Merton, acho que a terceira opção é a pior, pois eu não gostaria de ficar aprisionada na Terra do Nunca. Prefiro cumprir meu ciclo naturar de vida e morte (que não deixa de ser outra vida). Já estive no seu blog, mas vi que tenho que dar uma boa atualizada, pois não gosto de comentar sem ler, mas como vc deve ter lido aí em cima, hoje foi dia da Lua Nua dar uma geral na casa... Vixe e não fiz nem a metade, afinal de contas detonar uma casa de 3 andares não é nem para Luas....

Vou tentar te ler hoje

Beijos

PS: MICRO NOVO JÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!

Anônimo disse...

Cara Lua Nua!

Seja bem vinda!!!

Que bom que a situação da Vovó estabilizou-se. A família sempre é uma benção, mas acho que mais ainda quando somos idosos.

Envelhecer é natural. Mas dá um medo!

A maturidade traz muitas responsabilidades mas tbém mais calma.

Esse lance de cair isso, cair aquilo é péssimo (por isso estou afiada na musculação, rs).
Mas o mais importante é não deixar cair a cabeça. Trabalhar sempre é, pelo menos pra mim, o melhor antídoto pra manter a cabeça jovem.



Bjos

Cris

)O(Lua Nua)O( disse...

Cris

Menina, você não sabe como fiquei feliz da Vovó Sebá ter melhorado, ela estava um Rubinho Pé de Chinelo com aquele andador, mas falei que logo logo vira um Schumi.

Seja sempre bem vinda

Beijos

Anônimo disse...

Desejo que a Vovó vire o Felipe Massa!!!Que além de rápido e gato, é brasileiro!!!
:):):)

Bjo

)O(Lua Nua)O( disse...

Pois é Cris, mas o Massa ainda não tinha ganhado e massa mesmo foi a melhora da Vó

bjs

Anônimo disse...

Lua, senti muito sua falta (snif), que bom que a Vovó está bem, alíás com sua presença, seria dificil ela não melhorar....

Você fez uma ótima observação sobre o andador, eu sempre ouvia a minha mãe dizer, que quando ficamos "velhos" a gente volta a ser criança, e eu sempre pensava: isso não vai acontecer comigo. Bem, agora depois de alguns anos vejo que não é bem assim.

Nesse final de semana eu fui visitar meus pais, eu percebi que eles são uns bebezinhos, de tão fofos. E me bate um arrependimento de ter sido uma adolescente tão aborrecente, eu poderia ter sido tão melhor... me dá vontade de chorar. Mas agora não adianta chorar as "pitangas".

Vamos aproveitar a vida, claro que sempre com muito amor!!!!

E a faxina já terminou ???(rssssssss)...Assim você não precisa frequentar academia, pensa no lado bom (rsssss).

Abraços Fraternos

)O(Lua Nua)O( disse...

É Cris,

Você anda com "síndrome de pollyana" que nem eu... sempre procuro ver o lado bom das coisas e ficar sem faxineira dá até pra abrir mão da academia (mas que academia se tenho por religião fugir delas?!?!?! he he he). Juro que na sexta-feira faço faxine em mim, tô precisando... Cabelo, pés, mãos e etc.

Não fique triste por ter sido aborrecente, acho que todos fomos. Tudo tem sua hora. O bom é que vc pode "carinhar" seus bebês agora e ainda tem tempo de pedir algumas desculpas (se for o caso). Prá mim agora só adotando aos pais dos outros, os meus estão aqui pertinho de mim, mas já viraram estrelas.

Beijos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...