sábado, 19 de março de 2005

FALANDO SOBRE PAIXÃO - I PARTE


YAMAHA RX 125C - PRATA & AZUL

Isso foi em 1983 e lá se vão 22 anos.

Na época eu estava sem carro e sem previsão de comprar um e ia sempre com a minha filha, que tinha 5 anos, até a garagem do prédio onde morávamos, era lá onde as crianças brincavam. Era uma garagem espaçosa, com sol e, eventualmente, uma piscina de plástico de 1.000 litros onde cabiam umas 10 crianças. Foi nessa garagem que eu a vi pela primeira vez e comecei a namorá-la.

Era uma Yamaha RX-125c prata e azul que eu não sabia quem era o dono. Um dia quando eu estava com a minha filha na garagem um vizinho, marido de uma amiga do prédio, desceu e foi ligar a moto. Começamos a conversar sobre ela e ele me contou que aquela moto tinha menos de 6 meses e que um amigo tinha dado para o filho de 17 anos, se arrependendo logo depois. A moto foi apreendida porque o menino não tinha carteira por ser menor de idade, e que esse amigo tinha pedido para ela ir buscá-la no DETRAN, por ser habilitado, e que ficasse com ela até vender.

Foi aí que o diabo começou a me atentar...

Conversa vai, conversa vem, falei que queria ficar com a moto e lembro que levei 4 meses para pagar na seguinte forma: 50 + 50 + 5 + 5. Quando paguei o primeiro mês ele queria que eu ficasse com chave e documento, mas eu não quis e pedi para ele continuar ligando e, eventualmente, andando nela. No segundo pagamento ele insistiu para que eu ficasse novamente com a posse da moto, e eu insisti que só pegaria o documento quando terminasse de pagar. Ele riu, pois eu já tinha pago mais de 90% do valor dela, e eu respondi que se algo acontecesse eu não teria o restante do dinheiro.

E foi exatamente o que fiz.

No dia que fui levar os últimos 5 não sei o quê, pois não me lembro mais o nome do dinheiro na época, eu peguei a chave e o documento. E foi aí que comecei a ter outros tipos de problemas: eu não tinha carteira de motociclista, e a de motorista estava vencida, nem dinheiro para passar a moto para o meu nome e pagar o IPVA que iria vencer, tinha uma filha de 5 anos, pequena demais para um garupa e o pior de todos os problemas é que eu não sabia andar de moto.

Acho que levei um mês ligando a moto sem ao menos tirar do lugar, até que um dia eu me perguntei se eu era uma mulher com ou sem fibra, mas não obtive resposta. Aí, como falam no Rio de Janeiro, me emputeci. Combinei com a minha irmã de irmos um domingo à tarde até a casa do papis & mamis, mas ela teria que ir de carro atrás o tempo todo pra não deixar ninguém passar por cima de mim. Eram somente 6Km e num domingão de calor o RJ inteiro dorme à tarde.

Com o tempo fui pegando as manhas: a de andar com minha filha amarrada em mim, a de que sendo uma moto com motor 2 tempos o que não consumia de gasolina, consumia em óleo e vela de ignição e fui "pegando gosto" como falam os mineiros.

E a bichinha me proporcionou "causos" hilários.

O primeiro deles foi quando descobri que vela quando queima, nem os anjos conseguem fazer a moto ligar. Eu descobri isso por volta do meio dia indo almoçar com um amigo. Depois de quicar umas 10 vezes e terminar de matar a moto por afogamento, que já estava morta por queima de vela, passou uma boa alma que se sujeitou a empurrá-la até a oficina mais perto, enquanto eu ia levando o táxi dele. Numa outra vez, num verãozão das duas horas e quarenta graus, a odisséia foi com minha filha na garupa, mas dessa vez eu estava armada com chave e vela nova, foi só pedir aos seguranças de uma faculdade perto de casa para me deixarem usar a sombra da árvore do estacionamento que fiz o serviço de mecânica ali mesmo.

Comecei a pensar em vendê-la quando passei um dos maiores medos da minha vida.
Eu tinha ido até a casa da minha irmã e apesar de jurar que eu voltaria antes de anoitecer, ficamos conversando mais do que devíamos e saí da casa dela por volta das 9 da noite. Roupinha básica de motoqueira: jeans, tênis, jaqueta e capacete - que na época não era obrigatório - e trafegando numa das mais largas avenidas do RJ começo a ver uma retenção no trânsito. Acidente? Tiroteio? Blitz? "Não! Blitz não!!! Não tenho nenhum documento em dia, o IPVA venceu há 6 meses, não tenho habilitação e nem tive grana pra passar a moto pro meu nome"... Blitz não....

Blitz sim...

Carros paravam por amostragem, ou seja, um sim e alguns não. Motos, TODAS! Ficavam 3 policiais exclusivamente para atender aos motoqueiros. Pensei: "tô ferrada e é agorinha mesmo".... Eu estava a uns 200 metros de casa, sem dinheiro nem para pegar o ônibus, perto do estádio do Maracanã, e eu sabia que morava num dos lugares mais perigosos do RJ, e apavorada porque do meu lado esquerdo tinham firmas, que pela hora, estavam fechadas, e do meu lado direito a linha do trem e depois o morro da Mangueira. Nada agradável para uma mulher sozinha fazer esse percurso a pé, e a probabilidade de eu chegar sã, salva e íntegra em casa era de 0,1%. Nessa hora só consegui pensar numa frase: tô fudida! E o pior... literalmente.

Tentando me valer do sangue frio germânico (que carrego 25%), parei a moto no lugar indicado pelo guarda, desliguei minha amiga, tirei a mochila das costas e o capacete, e foi nessa hora que ouvi o guarda que vinha em minha direção falar:

- Ah! É mulher!? Pode ir embora. Olhei para ter certeza que era comigo... E era.

Botei a mochila nas costas, o capacete, liguei a moto com maior cuidado, passei primeira e... Ele para na minha frente e fala:

- Se bem que eu deveria ver os documentos de todo mundo, né? Secamente eu respondi:

- Por mim tudo bem, quer? E inclinei o ombro mostrando a alça da mochila. Ele respondeu:

- Não, pode ir embora.

Eu fui.

Fui tendo um ataque de risos até em casa, mas não era felicidade e sim histerismo, medo, pavor, terror de ter que ira a pé pra casa.

Depois de um ano com ela e de sobreviver a isso, comecei a pensar seriamente em vender a moto.

Obs: A minha era prata e azul, mas como é muito antiga eu só consegui essa foto na net.

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...