quarta-feira, 31 de outubro de 2007

HALLOWEEN


HISTÓRIA:
A festa dos Halloween é de origem céltica; tem sua inspiração no druidismo ou na religião dos sacerdotes celtas, que muito marcaram o pensamento dos povos da Irlanda, da Escócia e de regiões da Inglaterra. Supunha que os mortos vinham à terra visitar seus familiares na noite de 31/10 para 1º/11; em conseqüência os homens e mulheres se vestiam com trajes fantasiosos a fim de não ser reconhecidos e arrebatados pelos visitantes do além. A estas concepções se associava o festival de fim do ano celta celebrado a 31/10 com presentes e orgias. Este fundo de idéias e práticas pagãs foi, tanto quanto possível, cristianizado pela Igreja, que instituiu a festa de Todos os Santos a 1º/11 e a comemoração de Finados a 2/11.
Fonte: D. Estevão Bettencourt


OS PRINCÍPIOS DA WICCA
"Sem a nada nem ninguém prejudicar, faça o que desejar", e "Tudo o que fizer retornará para ti triplicado". Com respeito, cautela, harmonia e paz, o feiticeiro trilha o seu caminho pela magia imortalizada em seu espírito.
Fonte: Texto de Morgan Le Fay


POR QUE AS BRUXAS ERAM TEMIDAS, ODIADAS E PERSEGUIDAS?
Recordemos que as bruxas eram descendentes diretas das antigas sacerdotisas pagãs adoradoras de uma deusa criativa feminina. Representavam o terceiro aspecto da trindade sagrada feminina: a anciã sabia, e em conseqüência a mãe de todos os clãs da Europa pré-cristã.

A posição política dessas mulheres não era a de subordinação nem a de esposa uma vez que elas eram dispensadas da justiça e dos cumprimentos das leis. A principio na era medieval em Chester - Inglaterra, a Carta Magna as chama de "Jiudices de wich" que quer dizer "Bruxas Juizas". As anciãs tinham na época o poder político da comunidade.
Com o advento do Cristianismo lentamente esta posição elevada foi se diluindo até que se reverteu totalmente.

As Comadres conheciam as ervas para evitar a concepção, sabiam como fazer dar a luz de forma natural e quase sem dor com a ajuda de massagens que aceleravam a dilatação e posições que reduzia a dor. Isto era inconcebível para muitos, uma vez que desafiava a sanção Bíblica de "parirás com dor".

A igreja medieval as detestava por suas ligações com o matriarcado pagão e o culto da Deusa. Eram consideradas inimigas implacáveis da fé cristã. A verdadeira razão por essa hostilidade era a noção que as Comadres podiam ajudar as mulheres a manejar seu destino e ensinar-lhes o segredo da sexualidade sagrada, fazendo com que elas e seus maridos não vivessem sob o julgo cristão de pecado e penitências. Elas não eram contrarias a nada, apenas não eram cristãs, mas isso para a igreja significava menos "mercado", e por isso combatia e assassinava tais mulheres.

As anciãs sábias eram temidas e repudiadas por suas habilidades de profetizas e curadoras, porque elas representam a parte pos-menopausica do ciclo vital. As bruxas eram as guardadoras da tradição dos povos e ativavam a memória coletiva através de mitos, contos e lendas.

As culturas de orientação masculina espancam o aspecto cíclico da vida em sua fase decadente, talvez seja por isso que o modelo cultural aceito é o da eterna adolescente.

Talvez, a partir de agora, quando alguém se dirija a nós com deboches, sofismas e pejorativamente com o nome de Bruxas nos resta sorrir enigmaticamente sabendo que longe de nos ofender nos elogiam comparando-nos com essa raça de mulheres valentes, contestarias, livres e indômitas.

Fonte: Baseado no Texto de Altair Magno - Texto atual editado pela Equipe do Old Religion.


ORAÇÃO CELTA
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.
Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.
Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.
Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.
Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.
Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz.
Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.
Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins.
Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.
Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno.
Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver.
Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável!
Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome.
Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.
Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.
Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres.
Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!
Fonte: Blog da Silvana.


"SOMOS BRUXAS, LIVRES, AMADAS, HONRADAS, FILHAS, MÃES, ESPOSAS, SOMOS A DEUSA E O DEUS, SOMOS TUDO AQUILO QUE EXISTE E QUE HÁ DE EXISTIR, NÓS SOMOS E SEMPRE SEREMOS!" (Dayne Anglius Dosken)

3 comentários, falta o seu:

Anônimo disse...

Lua, adoro essas orações celtas.
Tão lindas, né?
E repito, ontem lembrei de vc!!!
beijosssssss

Kika disse...

Bom dia 'Comadre" Lua Nua! srsrs


Sabe..ume vez me falaram de duas vidas minhas:
numa...uma cigana..livre ....( t� na cara n�..cabelos pretos..longos...tran�as..
tipo menina serelepe..e assanhada...
noutra aparecia com camisola branca, trabalhada com casinhas de mel acho... cabelos ruivos... muito enclausurada...ent�o lembrei das mulheres n�rdicas..

e me imaginei vivendo entre os celtas.. ( fantasiar n�o faz mal n�..srrs)
ser� que fui bruxa??????

kkkkkkkkkkkkkk

Rakyul disse...

Fala, Lua Nua!
Bruxinha ocê, hein!
Linda a oração celta...
Namastê...
Saravá...
Muito axé...
beijo,
Raul/Luar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...