quarta-feira, 10 de novembro de 2004

SEGREDOS DO MAR


Foto achada aqui

Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contacto com as ondas do mar que nos proporcionam prazer e descanso. Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia. Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa e o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar. (sem contar todo o resto que é deixado nas areias da praia!)

Uma bolsa de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar. As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las. Milhares de golfinhos também se confundem e morrem afogados.

Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos, simplesmente, se confundem, até porque, "tudo o que flutua no mar se come".

A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

O Dr. James Ludwing, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa. Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.

A próxima vez em que Você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por Você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e Você deve fazer algo por eles.

Muitos pais jogam com seus filhos o jogo de: "vamos ver quem consegue juntar a maior quantidade de plásticos?" como forma de uma inesquecível lição de ecologia. Outros, em silêncio, recolhem um plástico abandonado e levam-no para suas casas, com restos do mar. Você os verá passarem sorridentes, sabendo que salvaram um golfinho.

"Não se pode defender o que não se ama e não se pode amar o que não se conhece".

Ajude-nos a divulgar essa mensagem.
Chris Regina Hüller (Francisco Beltrão/Paraná)


Que tal fazermos nossa parte?

1 comentários, falta o seu:

Cláudia Costa disse...

Lua Nua,

estou aqui parada diante da telinha, encantada como quem acha um pequeno tesouro, no fundo do mar. Modero uma comunidade no Orkut, voltada integralmente para Meio Ambiente e nossa luta nesses últimos meses, tem sido contra as sacolas plásticas, pelos danos que causa ao Planeta. Estava procurando imagens e encontrei seu Blog.
Também tenho três blogs, onde tento atrair a atenção das pessoas para assuntos que considero relevantes tais como a questão do plástico, Lixo e Reciclagem, compostagem e mitigação de impactos ambientais. Tento tecer uma teia de contatos espalhados pelo mundo, para que ninguém se sinta "andorinha só" em suas tentativas de acordar o bicho-Homem. Minha alma sonha mas não tenho mais tempo para escrever textos que não sejam sobre MA. Por isso gostei tanto de encontrar seu Blog. Aqui li do amor que é possível, li sobre amigos e sobre a casa amarela de chocolate. E li também que você se preocupa e se importa com a nossa casa Terra. tudo isso me encanta.
Pretendemos fazer uma postagem coletiva amanhã, dia 12, quando em São Paulo lançar-se-á a campanha pelo uso das sacolas retornáveis. A PLASTIVIDA maior interessada no comércio dos tais polímeros, promete contra atacar, tentando angariar a simpatia do público para o consumo do indispensável plástico. Se desejar aderir à nossa causa, visite ecoamigos.wordpress.com ou
ecoamigos.multiply.com ou
eco-amigos.blogspot.com

ou ainda
a comunidade do Orkut, chamada Eco-Amigos.

Desculpe se lhe cansei. Fiquei encantada aqui, no seu blog.

Água e Luz para sua vida!

Cláudia Costa

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...