quinta-feira, 19 de abril de 2012

BOM DIA, TRIBO!

Hoje é Dia do Índio, mas que índio?
O que se entope de cachaça ou o que anda por aí de caminhonete zerinho e fazendo contrabando das nossas madeiras nobres? O que mata mulheres, obriga que elas abortem ou o índio que abandona suas crianças à míngua porque o Estado não fornece alimentos para eles?
Enquanto invasores e predadores roubavam nossa terra; nosso ouro, bichos e plantas; no século das grandes navegações a igreja católica autorizava que dizimassem os povos das terras invadidas, pois acreditavam que eles eram como bichos e não tinham alma.

Mas tinham, a igreja errou feio!

Nunca o branco olhou o índio com o devido respeito. Podia ter sentado para ouví-lo, procurado entender sua mensagem e todos teríamos crescido. E com o passar do tempo esse índio perdeu sua cultura, a comunicação com Gaia, a inteiração com os bichos e as plantas, perdeu o brilho do seu espírito, a noção de quem é, do papel que veio representar nessa terra e de como se processa o ciclo da vida. O homem se afastou da sua origem sagrada crescendo desordenadamente, criou novas doenças, aumentou a miséria, a exclusão, o medo, a insegurança, a fome. Diminuiu a saúde e a qualidade de vida.
Há de chegar o dia em que o homem ouvirá o que o outro homem tem para ensinar, com respeito e admiração. Então recuperará o livre-arbítrio da vida espiritual. Buscará a realização do propósito da sua alma e resgatará a relação com o sagrado. Acreditará que a verdadeira magia está dentro de cada um e no poder que temos para transformar a nossa vida, podendo assim viver mais no amor, na paz e na harmonia. Assim, finalmente, voltaremos a nos religar a fonte de sabedoria superior.

A isso algumas pessoas chamam de Wicca, outras denominam Xamanismo, mas assim como Deus também tem várias faces e é chamado de Cristo, Buda, Krishna, Abraxas, Maomé, Shiva e outros, eu acredito que o nome é o menos importante, desde que estejamos empenhados em respeitar Gaia.

Que o Dia do Índio nos sirva como base para entendermos que somos o todo.

NAMASTÊ!

Código de Ética dos Índios Americanos
Texto achado no blog ShamRá

01 - Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará se você, ao menos, falar.
02 - Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza originam-se de uma alma perdida. Ore para que eles encontrem o caminho do Grande Espírito.
03 - Procure conhecer-se, por si próprio. Não permita que outros façam seu caminho por você. É sua estrada e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você.
04 - Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-lhes o melhor alimento, a melhor cama e trate-os com respeito e honra.
05 - Não tome o que não é seu. Seja de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou da cultura. Se não foi ganho nem foi dado, não é seu.
06 - Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre a Terra. Sejam elas pessoas, plantas ou animais.
07 - Respeite os pensamentos, os desejos e as palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito de expressão pessoal.
08 - Nunca fale dos outros de uma maneira má. A energia negativa que você coloca para fora, no Universo, voltará multiplicada a você.
09 - Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados.
10 - Pensamentos maus causam doenças da mente, do corpo e do espírito. Pratique o otimismo.
11 - A Natureza não é para nós, ela é parte de nós. Toda a natureza faz parte da nossa família Terrena.
12 - As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e ágüe com sabedoria e lição de vida. Quando estiverem crescendo, dê-lhes espaço para que cresçam.
13 - Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você.
14 - Seja sincero e verdadeiro em todas as situações. A honestidade é o grande teste para a nossa herança do Universo.
15 - Mantenha-se equilibrado. Seu mental, seu espiritual, seu emocional e seu físico, todos necessitam ser fortes, puros e saudáveis. Trabalhe o seu físico para fortalecer a sua mente. Enriqueça o seu espírito para curar o seu emocional.
16 - Tome decisões conscientes de como você será e como reagirá. Seja responsável por suas próprias ações.
17 - Respeite a privacidade e o espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outras pessoas, especialmente objetos religiosos e sagrados. Isso é proibido.
18 - Comece sendo verdadeiro consigo mesmo. Se você não puder nutrir e ajudar a si mesmo, você não poderá nutrir e ajudar os outros.
19 - Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros.
20 - Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.

2 comentários, falta o seu:

Mery disse...

É tão profundo o teu texto; sábio; eu ficaria lendo por longo tempo...*
Sobre os índios, o respeito que havia em outros tempos não existe mais... "Índio parce mais uma figura folclórica, como o Saci-Pererê e outras.
Queria meu Brasil de volta!
Cada um no seu quadrado, seria assim...(?)
Se puder, me mande por e-mail essas reggras(?) do "ínrio americano...
Beijo/
anymery@ig.com.br

Mery disse...

Oi, eu é que agradeço por ter postado sobre o índio*; gostei imensamente do texto...Eles mereciam mais do Governo brasileiro, pela cultura que nos deixaram, e somos todos mais ou menos descendentes de índios; quem dera que respeitassem mais o espaço deles. É revoltante saber do nosso passado ...a Igreja decepciona até hoje. O Governo também!
Uma coisa ninguém pode negar, a terra* era deles, quer dizer, o Brasil era deles...
Beijinho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...