sexta-feira, 6 de maio de 2011

E FEZ-SE A LUZ

SUPREMO RECONHECE UNIÃO ESTÁVEL DE HOMOSSEXUAIS
Casais gays podem ter assegurados direitos, como pensão e herança.
Em decisão unânime, ministros do STF defenderam os direitos de gays.


Acredito que isso é um marco inicial para, se não banir, ao menos diminuir a homofobia e tirar os gays das trevas da exclusão.

Parabéns às minhas amigas e amigos gays que colorem esse mundo tão preto e branco!!!

Você sabia que a homossexualidade já foi considerada uma doença?

Estava inserida no Capítulo V, código 302.0 da Classificação Internacional de Doenças (CID), classificada como desvio e transtorno mental. Um distúrbio, uma perversão que deveria ser tratada como se trata um louco, uma pessoa portadora de alguma doença.

"O homossexualismo passou a existir na CID a partir da 6a Revisão (1948), na Categoria 320 - Personalidade Patológica, como um dos termos de inclusão da subcategoria 320.6 Desvio Sexual. Manteve-se assim a 7a Revisão (1955), e na 8a Revisão (1965) o homossexualismo saiu da categoria 'Personalidade Patológica' ficou na categoria "Desvio e Transtornos Sexuais" (código 302), sendo que a sub-categoria específica passou a 302.0 - Homossexualismo. A 9a. Revisão (1975), atualmente em vigor, manteve o homossexualismo na mesma categoria e sub-categoria, porém, já levando em conta opiniões divergentes de escolas psiquiátricas, colocou sob o código a seguinte orientação 'Codifique a homossexualidade aqui seja ou não a mesma considerada transtorno mental'."
(Matéria do site: Homossexualismo e a Classificação Internacional de Doenças)

No Brasil:
# Em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual;
# Em 1999 estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão" e que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e/ou cura da homossexualidade;
# No dia 17 de Maio de 1990, a Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (sigla OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, a Classificação Internacional de Doenças (sigla CID);
# Por fim, em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.
Imagem ilustrativa achada aqui
Zéfiro e Jacinto representados em pintura
vermelha ática em uma cerâmica da Tarquínia, 480 a.C.
(Museu de Belas Artes de Boston).

7 comentários, falta o seu:

Rita Maria disse...

Bom Dia Lua Nua...

Tentei entrar no seu Blog várias vezes ontem, através do meu computador, e não consigo porque o acesso é bloqueado com aviso de virus. Estou no trabalho e consigo entrar, não entendo muito bem esse negócio de virus na internet. Só quero lhe avisar...

Agradeço e parabenizo-a pela postagem, ótima!

Abração,

Rita

http://fotolog.terra.com.br/mente1

ANJES disse...

.
Pois é: estava estranhando a moça que tinha (Lua Nua) entre o nome e pré-nome... Fiquei me perguntando: é a Lua Nua, minha amiga muito querida ou outra Lua, satélite de outro planeta qualquer? Quando vi a menininha "colorida" aqui, tive a certeza de que era a "minha" Lua. Vai ser muito bom tê-la entre os meus amigo naquele mundo louco que é o FB.

Um bração cheio de carinho!

)O(Lua Nua)O( disse...

Ié eu sim sô! rsrs
Eu usava Lua Nua no FB, aí começaram a me achar e troquei pro meu nome, mas achei que ficava muito estranho e costurei os dois.

Seja bem vindo "meu" anjo ANJES!

E um carinho cheio de abraços pra vc.

Anônimo disse...

Sabe fiquei muito contente com aprovação dessa lei , afinal são direitos sociais garantidos e mais algumas coisas que nem imaginamos, tipo companheiro internado em hospital e por ai vai ...
Já discordo da adoção .. e não curto a idéia de "copiar" o relacionamento Hetero ... no mais estou feliz com isso :)

Sobre ser doença eu sabia :)

bjs

)O(Lua Nua)O( disse...

@Mariposo-L
Sobre filhos eu acho que vai da vontade de cada par ou de cada um, inclusive de pessoas solteiras terem filhos, adotados ou paridos.

Bom mesmo são os direitos sociais reconhecidos, pois acredito que assim os homos deixarão de ser "bichos estranhos" para a sociedade hetero.

Anônimo disse...

Pois é amiga .. sumiu tudo o que vc escreveu lá no blog , o que eu escrevei aqui no blog .. e por ai vai bjs

)O(Lua Nua)O( disse...

Pois é meu amigo, mexeram tanto nesse blogger q sumiu mesmo os recados. Ô mudeus!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...