segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NÃO TEMAS O MAL

Este livro, indicado pelo William Garibaldi, do blog Versos de Fogo, no comentário do post anterior está na net em PDF. Quem tiver vontade de ler basta clicar aqui: NÃO TEMAS O MAL - de Eva Pierrakos e Donovan Thesenga, São Paulo: Editora Cultrix, 1999.

Eu desci e vou ler porque li uma resenha que me animou bastante:

"Você não é uma pessoa má. Eu não sou uma pessoa má. Contudo, o mal existe no mundo. De onde ele vem?" Essa instigante pergunta aparece na introdução do livro Não temas o mal, que reúne 24 palestras de uma entidade desencarnada, chamada simplesmente de o Guia. Se Eva Pierrakos foi o canal através do qual o Guia nos passou ensinamentos tão preciosos, Donovan Thesenga tem sido um dos membros da comunidade Pathwork mais diretamente ligados à Eva e quem tem assumido papel importante na mais ampla divulgação das palestras do Guia.


A leitura dos capítulos dessa publicação nos oferece uma resposta tão ansiada para a questão levantada. Se conseguimos admitir que o mal de alguma forma nos habita sem negá-lo ou teme-lo, vamos aprender a lidar com esse nosso "lado feio". O Guia nos mostra como lidar com o mal em nós para compreender suas origens, seu modo de operar, os efeitos que causa em nós mesmos e nos outros mas, principalmente, como agir para transcendê-lo.


Recomenda-se que a leitura seja pausada, refletida, pois o Guia oferece um método de auto-observação que pode ser aplicado cotidianamente e que nos ajuda a remover nossas máscaras e defesas para reconhecer os sentimentos que reprimimos e negamos. Trazer o Eu inferior à luz não é tarefa fácil, mas imprescindível se quisermos mudar nossa vida. Neste livro encontramos uma estrutura teórica que nos ensina como reconhecer nosso Eu Inferior, nosso Eu Superior e nossa Máscara, realizando gradativamente uma mudança de sentimentos. Como descobrir nossos principais defeitos? Quais são as imagens que nos impregnam e que estão implícitas no que pensamos, nas nossas emoções e atitudes? Porquê temos compulsão para recriar as feridas infantis? Porquê nos apegamos à negatividade? Qual é o papel do nosso ego no trabalho sobre si? No que consiste a negatividade? Como transcendê-la?


Em todo o livro há um convite para que reexaminemos a nossa dor e aprendamos à redirecioná-la através da revisão diária, do processo de meditação, do desenvolvimento do Eu observador que precisa de um ego direcionado para o trabalho espiritual de purificação e integração pessoal. Como diz o Guia, nada fora de nós pode nos ferir, pois o mal é uma defesa que criamos contra o sofrimento, quer seja ele real ou apenas imaginado. A experiência do estado unificado, tantas vezes sinalizada por diferentes caminhos espirituais, não pode ignorar todas as nossas partes ainda atoladas no Eu Inferior. A transcendência do mal é um processo que inclui necessariamente o trabalho sobre nosso material mais mesquinho para alquimicamente transmutar nossa pequena consciência na consciência universal. O que aprendemos com o auto-exame? A não nos deixar esmagar pela própria dor, a compreender como a criamos e cultivamos, a abrir espaço para novas escolhas, mais amorosas e repletas de compaixão, antes de tudo por nós mesmos.


Se apreendermos a lição que está contida em cada revés, em cada teste pelo qual passamos na vida, sofreremos menos intensamente, porque se a compreensão da dor não a atenua, pelo menos nos mostra o sentido da experiência vivida e coloca em nossos corações a esperança de que uma vez aprendida a lição ela não precisará ser repetida. Essa compreensão é uma benção porque a maior felicidade é entender o que nos torna infeliz e aprender a abrir mão das escolhas que nos levam a um estado de infelicidade. Por certo, a leitura do livro não fará desaparecer nossos problemas, já que são necessários ao nosso processo de crescimento, mas o conhecimento vivido do Pathwork nos dará força para enfrentá-los da maneira adequada, aprendendo a saborear a vida de um modo totalmente novo. Nunca é tarde para iniciar esse processo. Experimente!

Resenha elaborada por Clarice Nunes, Terapeuta Corporal.

1 comentários, falta o seu:

William Garibaldi disse...

Oi Lua Nua, assim fico tímido! Grato pela confiança na indicação! É realmente um livro maravilhoso tenho certeza que vc e todas as suas leitoras e leitores irão gostar muito'!
Pois este é o tipo de livro que quando a gente termina de ler, pensa... nossa na próxima vida já reencarnarei melhor! risos... Verdade! Ótima semana! Grato pela homenagem! To muito feliz com nosso trabalho de Blogueiros esta semana!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...