sexta-feira, 13 de abril de 2007

SEXTA-FEIRA 13

OBS: Foto do único ritual que gosto de fazer:
Terra - o anjo de cristal
Água - o cálice
Ar - o incenso
Fogo - a vela
Força - meu terço envolvendo os 4 elementos
O equilíbrio da vida - a balança



Este dia está associado a evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como " o dia do azar” ou de "usar amuleto no bolso". O treze corresponde a letra hebraica Mem, que representa o renascimento e a liberdade.

A superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

Uma crença européia revela que nas "Sextas-feiras - 13, as bruxas estão soltas". Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".

A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.

Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".

Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa formas-pensamento se fortalece.


O significado do número 13

O número 13 representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término. Este número é o símbolo do determinado e particular, associado à finalização (benéfica).

Ele representa a chave do conjunto fechado (acabado, finalizado). É temido, pois tem a força de gerar algo bom ou ruim. Para os judeus, o 13 indica a evolução ou o destino (em direção da morte ou destruição, visto que este é um numero limitado, fazendo com que "todos os esforços sejam interrompidos"). Também é considerado um número marginal, que foge à regra, pois está relacionado com a iniciação. O 13 representa a eterna escalada de Sísifo com o rochedo em direção ao alto da montanha.

Décima terceira carta do Tarot - A Morte

O número 13 está associado à lâmina do Tarot - A Morte e é considerada uma das mais intrigantes do Tarot. O número 13 é negativo e fatalista para alguns; para outros, é um número de sorte. Sugere transformação, renovação e transmutação. Esta carta não significa necessariamente uma mudança negativa. Pode estar ligada a fatos agradáveis: casamento, nascimento, mudança para outro país. Mas é quase sempre o fim de uma antiga forma de vida.

Matéria achada no Terra: Sexta-feira - 13 e O significado do número 13


NOTA DA LUA NUA: Yo no creo en bruxas, pero que las hay, las hay...

OBS: Quando Abril acabar e o IRPF me der mole, eu volto....

2 comentários, falta o seu:

Anônimo disse...

Lua!

O 13 é o número da sorte do Zagallo, por exemplo.
E essa sexta 13 (que eu tinha até esquecido que era 13, uia),foi muito boa pra mim.
Essa simbologia dos números é forte, e acho muito interessante. O sete é considerado sagrado, assim como o pi.
Não creio no azar no número 13, mas creio que se alguém acha que ele dá azar, daí vai dar azar mesmo.
Não gosto de espelhos quebrados.
Bjão!

Anônimo disse...

Muito interessante!!!
Adorei a matéria sobre Sexta-Feira 13.
Um grande abraço,
Inanna Leah

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...