domingo, 2 de janeiro de 2011

DILMA

Porque é mulher, porque é a primeira presidente mulher do Brasil, porque temos que confiar.
Enquanto ela pegava em armas para defender o que achava direito, eu era menina e me assustava com o que vi, o que vivi.
Espero que ela faça a lição de casa direitinho.
Que transforme os sonhos que teve em realidade boa para o nosso povo, que seja humana, que seja honesta nas suas ações e que sempre honre a faixa que traz em si o verde/esperança que o brasileiro tem de mais forte.
E se não for pedir muito, espero que ela abra os trabalhos mexendo nos impostos. Para diminuir, não aumentar.
No mais, desejo boa sorte a todos nós.

AS MULHERES DA DILMA
Com 9 mulheres, Dilma supera cota de Lula, FHC, Collor, Itamar e Sarney


Do G1, em Brasília e em São Paulo Luiz Inácio Lula da Silva não poderá usar sua emblemática frase "nunca antes na história deste país..." em relação às mulheres no comando dos ministérios. Cabe a Dilma Rousseff enaltecer o recorde feminino no primeiro escalão. Nesta quarta-feira (22), ela finalizou a definição dos responsáveis por cada uma das 37 pastas, secretarias ou órgãos com status ministerial. Elas ocuparão 9 postos.


Antes, a marca pertencia a Lula no primeiro mandato: cinco ministras. Ao longo da história recente, a cota de mulheres sofreu oscilações. O segundo mandato de Lula (2003-2006) começou com 4 mulheres no primeiro escalão, mantendo um espaço maior que o reservado em governos anteriores.


No primeiro mandato, Fernando Henrique (1995-1998) entregou apenas o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo para uma mulher: Dorothéa Werneck. Quatro anos depois, tomou posse para o segundo mandato (1999-2002) com três ministras em sua equipe: Anadyr de Mendonça Rodrigues (Controladoria-Geral da União), Cláudia Maria Costin (Secretaria de Estado de Administração e do Patrimônio) e Wanda Engel Aduan (Secretaria de Estado de Assistência Social).


No governo de Itamar Franco (1992-1994), a única mulher a assumir de fato uma pasta foi Luiza Erundina, que comandou a Secretaria de Administração Federal por 5 meses após a saída de Osiris de Azevedo.


Já Fernando Collor (1990-1992) escolheu 2 mulheres. No Ministério da Ação Social assumiu Margarida Maia Procópio, enquanto no Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento esteve Zélia Cardoso de Mello.


Mas foi nos cinco anos de governo de José Sarney (1985-1990) que as mulheres tiveram a mais baixa representação. Apenas Dorothéa Fonseca atuou como interina no Ministério do Trabalho.


Na foto: Miriam Belchior, Tereza Campello, Izabella Teixeira, Ideli Salvati, Luiza de Bairros, Ana de Hollanda, Maria do Rosário, Iriny Lopes e Helena Chagas são as mulheres escolhidas por Dilma para o primeiro escalão.
Texto e foto achados no Pesqueira em Foto

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...