domingo, 30 de agosto de 2009

PARA GRIPE H1N1


A vovó sempre sabe de tudo...

Sou adepta da medicina natural há muitos anos. Já tive inúmeros problemas de saúde, fiz inúmeras cirurgias e adquiri uma surdez parcial por culpa de antibióticos. Por isso prefiro, por acreditar que ela é menos agressiva ao organismo.

Atualmente a gente acha todos os ingredientes em lojas de artigos naturebas.

Recebi as receitas abaixo via e-mail.

RECEITA CASEIRA DO TAMIFLU
O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).

Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo, a erva-doce, pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...

Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vezes dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.

Se você está lendo, ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os primeiros sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.

Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva não terá mais força substancial para bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.

Efeitos colaterais: pequena sonolência nas duas primeiras horas – evitar dirigir e/ou operar máquinas.

Obs: O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas não substitui a assistência médica necessária.


XAROPE
Indicado pela falange do Dr. Bezerra de Menezes

Ingredientes:
Guaco
Saião
Assa-peixe
Sete-sangrias
Lima da Pérsia (retirar os caroços)
Camomila
Anis estrelado

Modo de fazer:
Meça com a própria mão a quantidade das ervas. Utilize uma mão bem cheia de cada erva. Deverá utilizar uma lima da pérsia inteira para esta quantidade. Caso queira fazer uma quantidade maior de xarope a quantidade de lima da pérsia deverá ser equivalente.
1 - Lavar todas as ervas e a lima da pérsia (não esquecer de retirar os caroços). Picar a lima da Pérsia.
2 - Preparar uma infusão - Ferver por 15 minutos todos os ingredientes em 1 litro de água filtrada
3 - Depois de pronta a infusão bater o produto no liquidificador e depois passar por uma peneira.
4 - Numa panela colocar 1 quilo de açúcar (de preferência açúcar mascavo). Derreter o açúcar, quando estiver caramelo ir adicionando aos poucos a infusão já coada. Vá mexendo e aquecendo devagar até a mistura ficar xaroposa. Tire do fogo e deixe esfriar.
5 - Enfrascar – Coloque o xarope frio em frascos esterilizados e tampe-os. Guarde na geladeira.
Tomar 1 colher de sopa 3 vezes ao dia. Durante a fase de atuação do vírus H1N1 tomar o xarope independente de estar gripado ou não.


PREVENTIVO CONTRA GRIPE
Saquinho com cânfora *

Durante a gripe espanhola (cujo vírus também era o H1N1) no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraiam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço: médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço.

As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volta e protegem as mucosas. Então, aconselha-se a fazer o mesmo.

Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro da roupa sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas.

É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração.


* CANFOREIRA Cinnamomum camphora(L.) Steb
Partes Usadas: Essência de sua madeira (cânfora)
Família: Laureáceas
Características: Árvore que pode atingir até 50 m de altura de folhas perenes e flores pequenas e brancas. É originária da costa oriental da Ásia.
Princípios ativos: Óleo essencial extraído da madeira (cetona do hidrocarboneto borneol).
Propriedades: Anti-séptica, febrífuga, anafrodisíaca, anti-reumática, analgésica.
Indicações: Muito útil em gripes e resfriados. Usa-se o óleo ou álcool de cânfora para aliviar dores reumáticas e nevralgias.

Texto achado aqui

1 comentários, falta o seu:

)O(Lua Nua)O( disse...

Atualmente a gente acha todos os ingredientes em lojas de artigos naturebas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...