quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BERKANA

Existe um espaço lindissimo no Facebook chamado O Boque de Berkana que costumo ler, então fui pesquisar o significado. Não achei sobre o bosque, mas achei o que é Berkana.

E o que é Berkana?
Uma runa!

BERKANA
Letra correspondente: B
Regentes Planetários: Lua e Júpiter
Signo: 23 de dezembro a 05 de janeiro
Regente: Frigg
Significado Tradicional: Gestação/Bétula

Berkana é uma runa de nascimento, de fertilidade e indica o nascimento físico, tanto de uma criança como de uma idéia. Ela fala de crescimento interior e exterior e nos conduz a um aprofundamento na origem de nossas ações. Berkana é uma influência esperançosa sob a qual se iniciam novos planos e empreendimentos. Devido à influência de Júpiter, regente secundário de Berkana, essa runa em geral indica um acontecimento feliz dentro do círculo familiar. Para que os objetivos sejam alcançados com a energia de Berkana, são necessários a espera, a paciência, a firmeza e a generosidade.

A Bétula é uma árvore que para as raças européias significava "começo", simbolizando o despertar da primavera, pois seus brotos são os primeiros a surgirem após o inverno. Um aspecto pouco conhecido dessa runa está ligado ao uso do cogumelo vermelho Amanita Muscaria, ou agárico, que era empregado pelos xamãs do norte da Europa quando buscavam entrar em contato com o mundo espiritual. Esse fungo narcótico cresce especialmente bem nas florestas de bétulas.

A Lua é o símbolo da Grande Mãe, o princípio da fecundidade na natureza e a tônica desta runa, regida pela Lua, é geração.
Textos encontrados nos sites: círculo sagrado e girafamania

7 comentários, falta o seu:

Simone MartinS2 disse...

Boa tarde...Devemos entender que nesse bosque sempre é gerado a vida de maneira crescente onde tudo que nasce cresce firme e forte.Crescimento e aprendizado, saberes da floresta ou bosque que conduz seus seres na harmonia e na sabedoria gerados pelo amor e união desses seres iluminados pela luz da Lua, gerando sempre novas gerações baseados no renascimento de novos amores, sempre e sempre, eternamente...Foi o que senti ao ler teu post.hoje. Bosque de Berkana, sonhos de novos dias, novos seres mais humanizados aliados a sabedoria da Mae Gaia, natureza pura e solidária! Adorei, amei e vou guardar comigo...bjinhos magicos e floridos como no bosque criado por ti, no seio de tua familia! Rosa Azul

Silvia Bavaresco disse...

Eu também acabei entrando no "bosque de Berkana" no facebook e fiquei curiosa como você. Pesquisando, caí no seu blog, e assim vamos descobrindo mais delícias escritas por pessoas que não se conhecem, mas võa se linkando através dos interesses comuns. parabéns pela pesquisa e pelo blog!

Edinéia Santos Perazzala disse...

Lindo texto! Só acho importante destacar que na citação:

"Para que os objetivos sejam alcançados com a energia de Berkana, são necessários a espera, a paciência, a firmeza e a generosidade."

O correto seria dizer "são necessárias", pois as palavras na sequência são todas com artigo feminino. Um abraço, e muita luz!!

)O(Lua Nua)O( disse...

Edinéia Santos Perazzala você está certa! Eu só não mudei pq o texto não é meu, inclusive cito no final a fonte. Fiquei em dúvida de mudar pq não sei se seria ético. Mesmo assim, obrigada!

ANNE disse...

TB ENTREI PRIMEIRO NO BOSQUE DEPOIS FUI NO SEU PELA IMAGEM DE UMA FOTO LINDA QUE VI ADOREI A MÚSICA, POIS AMO A ENYA E SUAS MÚSICAS SÃO MARAVILHOSAS , GOSTO DE LER MUITO E GOSTEI DE SABER MAIS SOBRE O BOSQUE.
QUERO ACREDITAR QUE EXISTE UM LUGAR ASSIM ESPERANDO POR PESSOAS ESPECIAIS COMO A GENTE.
FELICIDADES ...

Anônimo disse...

Oiiiiiiii, gostei muito do que vc escreveu. Também adoro essa comunidade no face e confesso que me emocionei muitas vezes com as imagens e texto.Também tive a curiosidade de saber se existe esse lugar; prefiro acreditar que sim.Muito bacana o seu blog, parabéns. Bjos com carinho.Karla

Vânia disse...

Feliz! Faço aniversário em 23 de dezembro! Como é uma época em que as "missões estão cumpridas", tenhop uma sensação de paz. Mergulho em meu interior e me replanejo, dentro de um estado de paz e revigor. É bom. Acho que é Berkana.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...