terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

RAIOS QUE O PARTAM

Foto: Albino Amorim


Em tempos de aquecimento dos mares e temporais intensos essa coisa de "raios que o partam" está ficando cada vez mais real. Os raios andam nervosos e as mortes, que 90% poderiam ser evitadas, aumentam na época do carnaval e na zona rural! Por quê? Não sei! Talvez por excesso de energia humana (risos).

Dei uma lida no assunto e por uma questão de informação vou copiar & colar as partes mais interessantes. Putz! Isso dá "uma mêda"!!!

"Estes são alguns dos resultados do levantamento de mortes por raios da década entre 2000 e 2009, feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, ELAT, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE.

Atividades comuns
As 1321 pessoas que morreram atingidas por raios nesta última década têm em comum as atividades que praticavam:

1) 19% das vítimas eram trabalhadores rurais que recolhiam animais ou trabalhavam em plantações com enxadas, pás e facões;
2) 14% do total de casos - estar próximo de meios de transportes e de pessoas que estavam dentro de casa;
3) 12% se esconder embaixo de árvore;
4) 10% estar num campo de futebol.

Dentro de Casa
A maioria das vítimas atingidas por raios dentro de casa estava ao telefone ou descalça em casas que possuem chão batido ou ainda próxima de antenas, lâmpadas, geladeiras, janelas e televisões.

Época do ano
Em relação ao período do ano, 77% das mortes da década ocorreram no verão e na primavera, período do ano onde ocorrem cerca de 80% dos raios no Brasil.

Recorde
O recorde de mortes em um único dia ocorreu em 5 de março de 2003, 5 mortes.
Carnaval
Na última década, foram registradas 23 mortes por raios durante os 4 dias de carnaval.

Os mais perigosos
O Estado de São Paulo teve o maior número de mortes na década, 240 (17% do total). Entretanto, como a população paulista é a maior do Brasil, a probabilidade de ser morrer por um raio neste estado é de 6 em um milhão.
A probabilidade mais alta de morrer por uma descarga atmosférica está nos estados de Tocantins (46 em um milhão) e Mato Grosso do Sul (43 em um milhão).
Já em relação aos municípios que lideraram o ranking de mortes da década, Manaus ficou em primeiro lugar com 16 mortes, seguido por São Paulo com 14 mortes, em terceiro lugar ficaram os municípios de Campo Grande e Rio de Janeiro com 8 mortes cada e em quarto Brasília com 7 mortes."

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...