segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A LUA ESTÁ NUA E GRANDE

Saia de casa, olhe para o céu e veja a Lua Cheia!!!
Pois é...
Alem de ver, fotografei.
Ela estava belíssima e eu achei que era só por estar na praia, mas não.
Na verdade está acontecendo um fenômeno com a Lua nua e maravilhosa!
Essa será a maior Lua Cheia de 2010, então pegue seu amor e vá "uivar para a Lua a dois", e se seu amor não estiver perto de você, tire foto e mande para ele ou ela como prova da imensa saudade que deixa quando está longe. Romântico não? Mas o que melhor combina com romantismo do que uma Lua deste tamanhão?
Aí abaixo uma explicação nada romântica sobre o fenômeno (não, não estou falando sobre futebol e sim sobre a Lua... muito Nua).

De fato, algumas Luas Cheias são maiores que outras, mas a de hoje vai superar as demais aparentando ser 14% maior e 30% mais brilhante do que qualquer outra Lua Cheia que será vista em 2010. E como sempre, para tudo existe uma explicação!

Explicando: A órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito e sim uma elipse, com o lado menor cerca de 48 mil quilômetros mais perto do nosso planeta. A lua cheia de hoje estará localizada exatamente dentro do ponto mais próximo e é essa diferença a responsável por fazer nosso satélite parecer maior e mais brilhante.



De uma maneira um pouco mais astronômica, as duas extremidades da elipse são chamadas de apogeu e perigeu. O apogeu é o ponto mais distante enquanto o perigeu é o mais próximo.

Desta forma, a Lua Cheia de hoje ocorrerá exatamente no momento do perigeu.
Naturalmente, essa diferença também poderá ser notada durante o final de semana, mas com menor destaque. (Matéria achada no site:
Painel Global )

0 comentários, falta o seu:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...