quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SOS BLUMENAU II - A HISTÓRIA

Um breve relato do que aconteceu e acontece, de acordo com as notícias que temos lido e visto nos jornais locais
Vários fenômenos meteorológicos simultâneos contribuíram para a ocorrência de chuvas nos últimos 54 dias, fazendo com que o solo ficasse pesado e movediço. Os sedimentos entupiram ralos e bueiros e nesse ponto contamos também com o desleixo ecológico do ser humano, pois uma quantidade enorme de lixo produzido pelo homem, somada a troncos e galhos fez uma espécie de dique em alguns riachos da cidade, destruindo pontes e inundando as ruas.


Durante a semana entre os dias 17 e 21 já tínhamos alguns morros com problemas, um deles era o Coripós e a Defesa Civil retirou algumas famílias.

Mas até sexta-feira (21/11) a vida ainda seguia seu curso normal, iríamos ter um evento chamado Natal Luz e sábado a abertura do Feliz Natal, com ativação das luzes e decoração no Centro da cidade, mas tudo foi cancelado por causa da chuva.

No sábado fomos almoçar num restaurante e passamos por esse túnel. Chovia muito e ele estava alagado com muita água e barro, mas transitável.





Na sexta-feira parte da BR cede e começa o inferno

Explode e incendeia o gasoduto, mas pouco se ouve falar sobre isso na cidade. Consegui uma imagem no you tube agora:



O barranco desliza sobre parquinho de um centro de educação infantil no Bairro Fortaleza. À noite e madrugada foram de chuvas intensas.

Por esse vídeo você pode ver que os morros, apesar de terem algumas casas muito simples, não são favelas e a maioria das casas são bem estruturadas e até pouco tempo eram também seguras. E também não são morros desmatados, e foi justamente o que aumentou o estrago, pois as árvores foram sendo arrancadas, se juntaram à pedras, lama e desceram com uma força monstruosa arrastando tudo morro abaixo.

Só no sábado e domingo tivemos mais de 500 milímetros de chuva em Blumenau e isso representa a quantidade que e em condições normais cairia em 1/3 do ano. Nem os 2 helicópteros do Estado puderam entrar em Blumenau por causa das condições climáticas. Foi solicitado que as Forças Armadas enviassem helicópteros. O Prefeito João Paulo Kleinübing decreta estado de emergência.

Sábado a tarde desmorona o morro atrás do maior shopping da cidade, alguns carros e motos ficam soterrados. Mais de 500 carros que estavam no estacionamento são retirados e o shopping é fechado, continuando assim até ontem. Não sei se hoje ele volta a funcionar.

Desde domingo as autoridades pedem que a população só saia de casa se for por necessidade para não atrapalharmos o andamento dos serviços e por isso só pude fotografar o caminho de ida e volta ao mercado. A lama e a sujeira estão por toda parte. O Prefeito João Paulo Kleinübing decreta estado de calamidade pública.

Até o momento estamos com 85 mortos, estima-se mais de 22 mil desabrigados e 31 mil desalojados só em Blumenau, 11 rodovias interditadas por deslizamentos de terra ou alagamentos, grande parte do Estado alagado e só podemos esperar que os serviços básicos sejam restabelecidos e que as chuvas cessem ou acalmem. Ainda temos muitos cadáveres insepultos, mas a prioridade tem sido o salvamento dos vivos.

No vídeo Anatomia de uma tragédia você pode entender como e o que aconteceu com o clima de Santa Catarina.





Rede Solidariedade
Desde sábado foi formada a Rede Solidariedade, composta pela FURB (universidade local), TV Galega, TV Legislativa e em alguns momentos só tivemos no ar a TV Galega ou a TV FURB, onde acompanhávamos o desenrolar da tragédia, os pedidos de resgate e os comunicados da população aflita.

A Rede Solidariedade continua
A Prefeitura, a Guarda Civil, as Forças Armadas, os Bombeiros e a população em geral têm trabalhado incansavelmente para que a vida consiga chegar a um patamar mínimo de sobrevivência. A população tem doado o que pode, pessoalmente ou formando grupos de ajuda. E todos os tipos de coisas são bem vindos: remédios, cobertas, roupas, fraldas, comida e principalmente colchões e água. Tem feito frio. Em alguns pontos ainda estamos sem luz, água, transporte urbano, coleta de lixo, gás e serviço de entrega.

Estamos com o abastecimento muito comprometido uma vez que as carretas não conseguem trafegar normalmente pela BR 101. Gêneros alimentícios e cargas perecíveis estragando e o povo passando fome. Agora o que mais precisamos é de estradas livres, servindo de via de escoamento e não para turismo.

Passamos do patamar de estado de emergência para calamidade pública.


E repetindo o post de ontem, temos 3 contas abertas para ajuda em dinheiro:
A) BESC
Agência: 003-5
C/C: 400.000-3

B) Banco do Brasil
Agência: 0095-7
C/C: 400.000-5
(PMB – Calamidade Pública)

C) Caixa Econômica Federal
Agência: 0411
C/C: 80.000-0
3 contas
80.000-0


OBS SOBRE AS IMAGENS: Algumas foram achadas na net e uma das fotos é minha. Se o autor reclamar a autoria posso identificá-las.

OBS SOBRE A TRAGÉDIA: O que mais me doeu foi o silêncio absoluto na segunda-feira, só cortado pelo barulho de helicópteros do exercito.

NOTÍCIAS DE BLUMENAU é um site da meninada daqui que está fazendo um belíssimo trabalho de divulgação!!! Acessem em http://allesblau.net/

1 comentários, falta o seu:

Anônimo disse...

está saindo um caminhão com doações daqui da distante e sempre presente em teu coração" Lagoa Vermelha" contem conosco e adicione ALDEIA DOS ANJOS no Orkut again para ver seu Bugre.. bjo grande na palma da mão!:)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...