sexta-feira, 15 de março de 2013

SOBRE PAPA E POLÍTICA

"Corre Francisco, corre Chicão, que o velho vem atrás
com o pau na mão!" (O porco - Terra Celta)
Esses dias, quando o Papa Chico foi empossado, vi uma foto dele quando era mais novo falando que ele estava lado a lado com a Ditadura Militar Argentina na década de 80, que tinha vínculos com o regime repressor. Hoje ele é um senhor de cara simpática que paga, com seu próprio dinheiro, o hotel em que se hospedou em Roma para o Conclave e assume o posto maior na igreja católica com sua simples cruz de madeira. Mesmo que a roupa de Papa lhe dê o direito de usar uma cruz de ouro.

Aí fiquei pensando que o que fazemos de errado ou certo na juventude não deveria ser cobrado de nós na velhice, pois podemos ter aprendido com nossos erros e sermos uns velhinhos legais.

Mas nem todos...

Nariz tampado para não sentir o
cheiro que o PT tem soltado.
Aí me lembrei também dos nossos quase adolescentes da década de 60, que na época foram considerados como terroristas, vagabundos, maconheiros, sequestradores e assaltantes de bancos, mas que eram só uns borra-botas, uns joões-ninguém que ninguém conhecia, e hoje estão aí no patamar máximo da política brasileira: Dirceu, Dilma, Lula, Genoíno, Serra, e outros tantos que nem foram terroristas, mas que nasceram nas décadas de 40 ou 50 e viram seus amigos serem presos, torturados ou simplesmente sumirem. Era para termos orgulho deles. Era para eles, se tivessem um mínimo de decência, terem honrado os colegas de terrorismo, mas não! Eles continuam terroristas, só que hoje tocam terror no povo brasileiro, sem se darem conta que o Poder maior não é encher o rabo com o dinheiro do povo e sim elevar o País à uma condição digna. O Poder é alcoólico  quando sobe à cabeça faz a pessoa perder a dignidade.

Senhores ex-terroristas e atuais políticos brasileiros, os Senhores podem me responder uma coisa com o resquício de honestidade que acredito ainda existir em suas almas? Obrigada, então vou perguntar:
- Os Senhores conseguem todas as noites deitar suas cabeças nos respectivos travesseiros e dormirem em Paz, mesmo sabendo que os Senhores só têm competência para serem incompetentes com a Nação?

NOTA:
1. Um pouco da história do Brasil e da Dilma: Politicamente Irado
2. Uma outra opinião sobre Dilma: Um monumento à incompetência

3 comentários, falta o seu:

Ultimo Filho disse...

"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente."

George Orwell.

Rita Maria disse...

Entrei aqui por acaso, o que me chamou a atenção foi sua opinião sobre o Papa Chico. Gostei dele desde o começo. Apesar de ter sido educada em Colégio de Freiras, não tenho religião, encaro o Papa como uma pessoa que tem uma imensa responsabilidade social nas mãos e torço para que ele consiga ter forças para arrumar alguma coisa, porque pra mim está tudo errado.

Quanto a turma de políticos que, hoje, detem o poder, sinceramente nunca havia passado por minha cabeça que entre os jovens da minha idade, cheio de idealismo, que lutaram por nossos direitos à liberdade, existiam terroristas... Tudo que soube foi através de revistas e jornais alternativos, como o Pasquim. Além de ter tido alguns amigos que batalharam no sentido de contribuir com os colegas, de alguma forma.

Hoje penso, o quanto fomos inocentes...

ritamnascimento@yahoo.com.br
http://fotolog.terra.com.br/mente1

)O(Lua Nua)O( disse...

Rita Maria, por isso falei que atualmente o Papa é um senhor simpático. Acredito que ele tenha aprendido com o caminho que trilhou na sua juventude. Não posso dizer mais sobre ele, quem irá escrever a história do que será o presente será só ele. Nós apenas leremos suas verdades em seus atos.

Já os políticos atuais é o que me deixa pasma! Eu acredito que essa turma tinha tudo pra dar certo, pra gerenciar esse País com as flores que um dia pintaram nos rostos, mas não é o que estamos vendo. Eles andam pintando suas histórias com as piores cores possíveis: as cores do roubo, da corrupção, humilhando o povo brasileiro! Você quer Genoíno no poder? E Serra? E Calheiros? Foi sobre esses que falei, mas sei que tem muita gente boa, que adquiriu luz e sabedoria nos tempos duros da Ditadura Militar e andam por bons caminhos. Não sei porque só o que é podre subiu ao poder, deixando o poder subiu à cabeça deles. Hoje os vejo como monstros, mas acredito que a lei do Carma existe...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...