Foto: Artur Moser Agência/RBS |
Com 8 metros, primeiras ruas começam a alagar
Blumenau terá enchente nesta quinta-feira. O nível do Rio Itajaí-Açu deve alcançar 8,5 metros ao meio-dia, prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio itajaí-Açu (Ceops). Às 7h, o nível estava em 7,30 metros.
Os primeiros alagamentos ocorrem com 8 metros. As ruas 1º de Janeiro, no Bairro Fidélis, Akbert Goll, na Fortaleza, e Roberto Bruch, na Itoupavazinha, são as primeiras a alagar. A Defesa Civil de Blumenau está ativando abrigos para acolher famílias que tiverem as casa atingidas.
De acordo com o Ceops, das 7h de quarta-feìra às 7h desta quinta-feira, Blumenau registrou 50 milímetros de chuva.
Ribeirão da Velha 08/09/2011 - 10hs |
Recomendação da Defesa Civil é que sexta-feira também não tenha aula
Por recomendação da Defesa Civil, as aulas das redes municipal, estadual e particular de Blumenau serão suspensas na tarde desta quinta-feira, por conta da chuva. A informação é do secretário de Educação, Osmar Matiola, após reunião com a Defesa Civil.
Como a previsão é de mais chuva durante o dia, as aulas durante o dia desta sexta-feira também estão suspensas.
Outras vias estão com trânsito em meia pista
As ruas Araranguá, no Garcia, e Lauro Zomer, na Ponta Aguda, estão com o trânsito completamente interrompido por causa de quedas de barreiras nesta quinta-feira. A Rua 1º de Janeiro, no Fidélis, está bloqueada por conta do transbordamento do ribeirão que passa pelo local.
De acordo com o Seterb, há, ainda, ruas em diversos pontos da cidade com o trânsito em meia pista por conta de deslizamentos. Entre elas estão as ruas Almirante Tamandaré (Vila Nova), Hermann Huscher (Vila Formosa), Emílio Tallmann (Progresso/Valparaíso), Progresso (Progresso) e Santa Maria (Progresso).
A Guarda de Trânsito pede que os motoristas redobrem a atenção ao dirigir. Há muita água na pista em vários pontos da cidade, o que pode ocasionar acidentes.
Ribeirão da Velha 08/09/11 - 11:35hs |
Até o momento, somente o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no Bairro Itoupava Norte, foi ativado
A medição do nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, feita às 9h, apontou 7,90 metros. Às 8h, o nível estava em 7,60 metros. De acordo com a Defesa Civil às 12h o nível deve alcançar 8,50 metros. Com isso, já haverá nove ruas alagadas nos bairros Itoupava Norte, Fortaleza, Itoupavazinha e Vorstardt. Os primeiros alagamentos ocorrem aos 8 metros. A previsão do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops/Furb) é que o nível atinja 10 metros às 18h.
Com a chuva intensa que ocorreu das 7h de quarta-feira às 7h de quinta-feira, a cidade registrou 50 milímetros de chuva, o que provocou deslizamentos e queda de barreiras em 11 pontos da cidade. A Celesc, secretaria de Serviços Urbanos e Assistência Social estão providenciando atendimento para as ocorrências.
De acordo com a Defesa Civil, as principais ocorrências registradas até as 8h desta quinta-feira foram desabamentos de residência na Rua Germano Kratz Neto, no Bairro Velha Grande, e Mathilde Benner, no Bairro da Velha, alagamento na Rua João Nuss, no Bairro Testo Salto, queda de árvores na Rua Chipre, no Bairro Progresso, e deslizamentos nas ruas José Isidoro Correa, no Bairro Ponta Aguda, Nova Rússia, no Bairro Progresso, Anapolina, no Bairro Progresso, Araranguá, perto do número 959, no Bairro Garcia, e Emílio Tallmann, no Bairro Valparaíso.
Até o momento, somente o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, no Bairro Itoupava Norte, foi ativado. A família da Rua Germano Kratz Neto, no Bairro Velha Grande, onde uma casa desabou, é a única a ocupar o abrigo.
Emergência
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
- Polícia Rodoviária Estadual: 198
- Polícia Rodoviária Federal: 191
- Guarda de Trânsito: 153
FONTE: Jornal de Santa Catarina
0 comentários, falta o seu:
Postar um comentário