Imagem ilustrativa achada na net |
الأرز مع العدس والحمص والطحينة وتبولة والقفطان
Há alguns dias deu vontade de, não só comer, mas de fazer kaftan e como sempre faço, fui procurar na net uma que mais se aproximasse da receita árabe... e achei.
A receita e o modo de fazer são facílimos e hoje me aventurei pelos sabores árabes e fiz Mjadra (arroz com lentilha), Homus Tahine (pasta de grão de bico com pasta de gergelim), Tabouli (salada com trigo) e a Kaftan da receita abaixo.
Sabe o que aconteceu? Ficou maravilhosa! Foi só elogios!
Pena que faltaram o Babaghanoush (pasta de berinjela), a Lában (coalhada fresca) e o delicioso Arak (bebida alcoólica tradicional com sabor de anis). Ficam para a próxima vez.
Mas nessa busca pela melhor receita, achei um blog delicioso, o Fui e Voltei pra Contar e é de lá que trouxe esse texto que achei delicioso e tem muito a ver com a minha forma de me relacionar com a comida e as pessoas. Gosto de cozinhar pra quem gosto, por isso eu (talvez) nunca tenha um Bistrô ou um restaurante.
Mas vamos deixar a prosa pra lá e vamos ao texto que trouxe, depois coloco a receita da kaftan.
[...]"No mundo Árabe servir comida com abundância significa traços de generosidade por parte de quem recebe.[...]
[...] Assim a fartura e a variedade de comida em uma mesa libanesa, além de fazer parte de seu cotidiano, servem também para homenagear e mostrar o afeto do anfitrião ao seu convidado."[...]
[...] Assim a fartura e a variedade de comida em uma mesa libanesa, além de fazer parte de seu cotidiano, servem também para homenagear e mostrar o afeto do anfitrião ao seu convidado."[...]
Imagem ilustrativa achada na net |
Ingredientes:
1 quilo de chã ou alcatra moída;
100g de bacon;
1 paio;
1 cabeça de alho;
300g de cebola;
2 colheres de sopa de molho shoyo de qualidade;
1 colherinha de chá de pimenta do reino e outra de cominho;
1/2 xícara de folhas de hortelã;
1/2 xícara de salsa e cebolinha;
Sal a gosto.
Preparo:
1- Passe o bacon e o paio no processador ou moedor e vá colocando os temperos até obter uma pasta;
2- Junte a carne e misture bem até a massa parecer homogênea;
3- Molhe as mãos, para não grudar, e molde a mistura em pequenos charutos espetando-os em palitos de bambu previamente molhados (resistem mais ao calor da churrasqueira). As kaftans assam rápido. Minutinhos de um lado e do outro. Quando começarem a dourar, sirva. Dá para fazer 12 kaftans.
1 comentários, falta o seu:
Obrigada pela referência ao meu Blog (Fui e voltei pá contar), fiquei muito contente por você ter gostado. Apareça sempre por lá, assim como a partir de agora vou aparecer por aqui.
Postar um comentário