SUPREMO RECONHECE UNIÃO ESTÁVEL DE HOMOSSEXUAIS
Casais gays podem ter assegurados direitos, como pensão e herança.
Em decisão unânime, ministros do STF defenderam os direitos de gays.
Acredito que isso é um marco inicial para, se não banir, ao menos diminuir a homofobia e tirar os gays das trevas da exclusão.
Parabéns às minhas amigas e amigos gays que colorem esse mundo tão preto e branco!!!
Você sabia que a homossexualidade já foi considerada uma doença?
Estava inserida no Capítulo V, código 302.0 da Classificação Internacional de Doenças (CID), classificada como desvio e transtorno mental. Um distúrbio, uma perversão que deveria ser tratada como se trata um louco, uma pessoa portadora de alguma doença.
"O homossexualismo passou a existir na CID a partir da 6a Revisão (1948), na Categoria 320 - Personalidade Patológica, como um dos termos de inclusão da subcategoria 320.6 Desvio Sexual. Manteve-se assim a 7a Revisão (1955), e na 8a Revisão (1965) o homossexualismo saiu da categoria 'Personalidade Patológica' ficou na categoria "Desvio e Transtornos Sexuais" (código 302), sendo que a sub-categoria específica passou a 302.0 - Homossexualismo. A 9a. Revisão (1975), atualmente em vigor, manteve o homossexualismo na mesma categoria e sub-categoria, porém, já levando em conta opiniões divergentes de escolas psiquiátricas, colocou sob o código a seguinte orientação 'Codifique a homossexualidade aqui seja ou não a mesma considerada transtorno mental'."
(Matéria do site: Homossexualismo e a Classificação Internacional de Doenças)
No Brasil:
# Em 1985, o Conselho Federal de Psicologia deixou de considerar a homossexualidade um desvio sexual;
# Em 1999 estabeleceu regras para a atuação dos psicólogos em relação às questões de orientação sexual, declarando que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão" e que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e/ou cura da homossexualidade;
# No dia 17 de Maio de 1990, a Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (sigla OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais, a Classificação Internacional de Doenças (sigla CID);
# Por fim, em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.
|
Imagem ilustrativa achada aqui
Zéfiro e Jacinto representados em pintura
vermelha ática em uma cerâmica da Tarquínia, 480 a.C.
(Museu de Belas Artes de Boston). | |